*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

sexta-feira, 18 de março de 2011

O Discípulo nos montes da Transfiguração…!

...

(... do Evangelho do 2ºDom. da Quaresma)
No 1ºDomingo da Quaresma, abordámos as “tentações” que vão surgindo no caminho do Discípulo e a forma como as devemos identificar para depois as acolher e enfrentar juntos com o Senhor.

Neste 2ºDomingo da Quaresma, o caminho do Discipulado começa a tornar-se mais “íngreme”! Agora é preciso subir com Jesus ao “Monte da Transfiguração”, que pode significar hoje para nós, todos esses outros MONTES onde se dá o Encontro com o Pai.

É precisamente nestes “montes” que as tentações vão surgir novamente, muitas vezes de formas bastantes subtis! Foi o que aconteceu com Pedro e os seus dois companheiros.

Como eles, também nós ficamos de tal maneiras absorvidos com a Beleza e a Presença de Jesus que logo queremos instalar-nos, montar as nossas TENDAS, que são todas essas “formas” que nos acomodam e nos paralisam no caminho do Discipulado.

Apesar de ser vital para a nossa Experiência da Fé experimentar e ver a Beleza de Jesus, é preciso estarmos atentos, sobretudo na ESCUTA daquilo que o Pai nos fala no Filho, revelando-nos a Sua BELEZA e GRANDEZA nos SACRAMENTOS e através da sua PALAVRA, e descer, sair da(s) “anestesia(s)” que podem atrofiar os nosso sentidos e isolar-nos da realidade da verdadeira VIDA da FÈ que nos espera no meio do mundo concreto!

E este DESCER significa descer ao mais profundo de nós mesmos, aquele “lugar” onde guardamos todas as nossas riquezas e misérias, todas as nossas belezas de Filhos de Deus que ali se escondem nos medos e “outros”, por baixo do barro que é o pecado que ainda habita em nós e que impede a nossa alma de ser iluminada pela LUZ da GRAÇA e do PERDÃO.

Pedro e os seus companheiros não fizeram essa DESCIDA sozinhos, Jesus acompanha-os, está com eles até ao fim dessa descida às suas humanidades, como está também hoje com todos nós cada vez que descemos à realidade e à verdade daquilo que somos e vivemos!

Mas isso só acontece, Jesus só desce junto connosco, se abrimos o nosso coração e nele deixamos que Ele desça e habite  no mais íntimo das nossas vidas, sem medos, sem esconder nada daquilo que somos e nos habita: “Então Jesus aproximou-se e, tocando-os, disse: Levantai-vos e não  temais”. (Mt 17,7).


A MEDITAR
Quais são os “montes” onde estou hoje na minha escalada-caminhada como Discípulo?

Já desci desse(s) monte(s)? E se não desci completamente, onde estou, e porque estou parado (paralisado) nessa descida a mim mesmo?

Quais são as “tendas” que montei no meu “monte”? Como se chamam elas verdadeiramente?
vp.
(continuação do Retiro da Quaresma no caminho do Discipulado) 

Sem comentários: