*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

sábado, 19 de março de 2011

As escolhas do Pai no Filho...!


“Mas como é q o medo da Cruz pode ser um obstáculo? Obstáculo a quê? Ela acontece com medo ou sem ele. A questão está em que a aceitemos como preâmbulo da Ressurreição ou que desesperemos nela. Parece por vezes em várias meditações q a cruz é um fim e um objectivo...e não um passo doloroso da nossa peregrinação para o Pai.” (Irmã Maria).

Chiara Lubich  escreveu um dia: “Não existe alegria de Jesus que não seja fruto de uma dor abraçada. Não há ressurreição sem morte.”

Eu completaria a frase: Não existe morte ofertada pelo AMOR que não gere VIDA…

A cruz foi uma ESCOLHA não um “acidente-incidente” de percurso no caminho de Jesus …

A cruz foi o Seu modo de AGIR no Amor… “Porque Deus amou o mundo de tal maneira…” (Jo 3,16)

A Cruz é ENTREGA de Si próprio à morte que gera VIDA: “Se o grão de trigo, lançado à terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, dá muito fruto.”(Jo 12,24).

È na cruz que TUDO toma SENTIDO e tudo é RESTAURADO … a vida, o sofrimento, as angústias, os medos… a própria morte… … “Tudo está Consumado” (Jo 19,30).

È na Cruz que se dá a Unidade-Comunhão  total dos filhos de Deus…. “...para congregar na unidade os filhos de Deus que estavam dispersos.” (Jo 11,52).

È na Cruz que o MEDO acontece com  Jesus, com Pedro e com cada um de nós:

“Pai, se quiseres, afasta de mim este cálice; contudo, não se faça a minha vontade, mas a tua… Cheio de angústia, pôs-se a orar mais instantemente, e o suor tornou-se-lhe como grossas gotas de sangue, que caíam na terra.” (Lc 22,42;44)

Respondeu-lhe Pedro: Ainda que me seja necessário morrer contigo, de modo algum te negarei. E o mesmo disseram todos os discípulos." (Mateus 26, 33-35).

È na Cruz que o DESAMPARO abre caminho a todas as PERGUNTAS que nascem da PERGUNTA que é ainda hoje repetida pelos Filhos ao Pai: “Meu Deus, meu Deus, porque me  desamparas-Te” (Lc 27,46).

Não quero terminar esta partilha, homem frágil e barrento que sou, sem afirmar com todo o meu coração:

Sim… ACREDITO…. acredito profundamente… com TODO o meu coração que a CRUZ foi o caminho para a RESSURREIÇÃO que passou pela MORTE... que já foi VENCIDA… e que aquelas que ainda existem hoje no meu caminho são apenas “trilhos” por onde terei que andar... acolher, ir ao ENCONTRO… e neles vencer todos os meus medos e as minhas inquietações, sobretudo, compreender em cada uma dessas “CRUZES” o seu verdadeiro SIGNIFICADO… no meu MOMENTO… no meu TEMPO… até que chegue aquele dia em que escutarei com todo o meu coração:

"Servo bom e fiel, entra no gozo do teu Senhor…” (Mt 25,21).

“No mundo, tereis tribulações; mas, tende confiança: Eu já venci o mundo! (Jo 16,33).
vp. 

1 comentário:

vp disse...

Jamais me passaria pelo coração escolher a Cruz pela Cruz... e só a acolho na prespectiva da Redenção e Ressurreição... jamais a aceitaria como caminho se for nessa dimensão do sacrificio por sacrificio...


E só a suporto e passo por ela diáriamente na FORÇA do Pai que sustenta as minhas fraquezas e medos...

Tudo o que passe disto é doentio... diria mesmo masoquismo puro...

Santo fim-de-semana a todos...