*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Pergunto-te....! Pergunto-me...!


"O QUE ME PREOCUPA NÃO É O GRITO DOS MAUS. É O SILÊNCIO DOS BONS."
Luter King

Ó Ana, tenho imensa admiração e respeito por Luter King, mas olha lá, essa dos “maus” e dos “bons” soa-me a segregação moral…! E logo no Luter King…! Desculpa lá… mas parece-me que aqui não está muito claro esse caminho que leva à avaliação ou melhor… talvez mesmo juízo que me parecem à partida um tanto arrojados…

Quem são afinal os maus e os bons?!!!!!

12 comentários:

vp disse...

Se o silêncio dos "bons" não está certo...(imaginemos)...! então já não são "bons"....!!!!

Bom, lá vem trovoada...risos

maria disse...

fui eu q coloquei...e o pensamento de King,refere-se aos pecados de omissão...que nos passam despercebidos.

Ana Loura disse...

lolol, são bonzinhos, que é muito diferente. Essa frase não é das mais felizes. Maria os pecados de omissão quando são conscientes são PECADOS e aí deixamos de ser bons para sermos bonzinhos...que Deus nos ajude a sermos BONS. beijos a ambos e dois

maria disse...

se passam despercebidos não são pecados em sentido técnico...assim não é a felicidade da frase que está em causa,mas o aprofundamento e sensibilização progressiva das consciências.

Bjs de volta

Rui Melgão disse...

Desculpem-me a minha parva sinceridade mas de repente parece que entrei no filme "O Nome da Rosa"... Quando estava a decorrer a discussão na abadia, se Cristo tinha bolsa ou não... Lol aqui o conteúdo é diferente mas o efeito é o mesmo, lol


opppss... desculpem, eu n disse nada, já me calei...
continuem lá a filosofar...

vp disse...

....bom..risos... pelo menos o silêncio, não vem aqui ao caso qual a origem, se dos “bons” ou dos “maus”..risos… teve o condão de colocar a falar aqui um senhor lá das giesteiras a quem não escutávamos à muito..risadas... pelo menos aconteceu o milagre de te colocar a falar aqui irmãozinho escuta... saiba vocemesssêsss que também ando por aqui a fazer o CIP aos bocadinhos.. não sei é quando faço promessa … tou metido em muitas coisas.. e sem tempo para nada…. canhotas.... (abraços)…. Já agora, estou a dar Crisma à 3ª secção… Pioneiros a partir dos 15 anos… acabam o resto do escalpe (careca) aqui do mano robin armado em escuteiro…. Abração amigo de Deus e nosso também…

já agora, nem imagines experimentar uma discussão entre monges por causa das tais bolsas das rosas sem nomes..... ias escandalizar-te.... risos...

Rui Melgão disse...

a minha III está obscurecida, precisa de luz... tens algum material pedagógico na fé que aconselhes?

Víctor Sierra disse...

Este nosso Mundo, criado por Deus, está assente na Harmonia... Nada está desequilibrado, e toda a criação cumpre a sua missão, na mira de um sentido impresso na origem.
Foi e é o homem que quebrou e continua a quebrar essa harmonia, esse equilíbrio. E este facto está simbolicamente relatado no Génesis: "Sereis como deuses".
É nessa ânsia de se fechar em si próprio, de se tornar deus de si mesmo, que o homem atraiçoa a sua vocação existencial. Rompe o equilíbrio; desfaz a harmonia. É esse o seu pecado - o "pecado original", que acompanha, na sua existência, esta pobre Humanidade. Podia não ser assim?!... Não pudesse ser assim, o Homem não seria um ser livre. Toda a restante criatura é determinada, mas o ser humano é "livre" - por isso, fazendo o que quer (conscientemente), arrasta também com os seus actos as consequências. Mas é nisso que assenta a sua dignidade: administrador do seu destino.
Ora bem, com este preâmbulo quero apenas dizer que concordo com Luther King. Nesse equilíbrio existencial da Humanidade, o silêncio dos "bons" é mais pernicioso que toda a arrogância dos "maus".
Mas fiquemos por aqui, porque isto "daria pano para mangas": o que é ser bom, o que é ser mau, qual o critério...? Por outro lado, se não existissem os "maus", como se conheceriam os "bons"?!... Como se conheceria a luz, se não existissem as sombras e a escuridão?
Abraço.

vp disse...

safa... que desafio Irmão VS... boa achega....

um abraço forte para si e todo os eu lar... bom voltar a vê-lo por estes lados de Deus...

Víctor Sierra disse...

Olá, Irmão!
Sim, apareço sempre... mas nem sempre com disponibilidade para a partilha. A vida - o dia a dia - não é fácil... Sabe bem disso, mais do que eu.
Mas continuo a ter-vos no coração, mesmo quando não me veem debruçado a esta janela. Há ocasiões em que só estou por dentro, atrás das cortinas, mas atento. Contudo, na retaguarda, e sobretudo à noite, dedico-vos, a todos, mesmo os que deixaram de aparecer na Comunidade, uma intenção especial ao Senhor da Vida, por intercessão da Mãe.
Abraço forte e bons êxitos apostólicos.
V.S.

Ana Loura disse...

Os maus justificam os bons? terá sido em vão a imolação do Cordeiro? Não há esperança para o ser humano?

vp disse...

Ai Anita dos Açores.... risos... por alguma razão falei aqui antes de "desafio"... mas ando tão cansado dos estudos e da missão que nem tenho tempo para escrever algo que se possa enxergar com algum sentido.. não arrisco então.... sobretudo neste tema que como diz o VS "dá pano para mangas"...

espero melhores dias... mas este tema não escapa... ainda por cima tão fracturante como é...

beijus menina... ainda nada das outras bandas dos Alpes...! e as saudades a "matarem"...