"O QUE ME PREOCUPA NÃO É O GRITO DOS MAUS. É O SILÊNCIO DOS BONS."
Luter King
Ó Ana, tenho imensa admiração e respeito por Luter King, mas olha lá, essa dos “maus” e dos “bons” soa-me a segregação moral…! E logo no Luter King…! Desculpa lá… mas parece-me que aqui não está muito claro esse caminho que leva à avaliação ou melhor… talvez mesmo juízo que me parecem à partida um tanto arrojados…
Quem são afinal os maus e os bons?!!!!!
12 comentários:
Se o silêncio dos "bons" não está certo...(imaginemos)...! então já não são "bons"....!!!!
Bom, lá vem trovoada...risos
fui eu q coloquei...e o pensamento de King,refere-se aos pecados de omissão...que nos passam despercebidos.
lolol, são bonzinhos, que é muito diferente. Essa frase não é das mais felizes. Maria os pecados de omissão quando são conscientes são PECADOS e aí deixamos de ser bons para sermos bonzinhos...que Deus nos ajude a sermos BONS. beijos a ambos e dois
se passam despercebidos não são pecados em sentido técnico...assim não é a felicidade da frase que está em causa,mas o aprofundamento e sensibilização progressiva das consciências.
Bjs de volta
Desculpem-me a minha parva sinceridade mas de repente parece que entrei no filme "O Nome da Rosa"... Quando estava a decorrer a discussão na abadia, se Cristo tinha bolsa ou não... Lol aqui o conteúdo é diferente mas o efeito é o mesmo, lol
opppss... desculpem, eu n disse nada, já me calei...
continuem lá a filosofar...
....bom..risos... pelo menos o silêncio, não vem aqui ao caso qual a origem, se dos “bons” ou dos “maus”..risos… teve o condão de colocar a falar aqui um senhor lá das giesteiras a quem não escutávamos à muito..risadas... pelo menos aconteceu o milagre de te colocar a falar aqui irmãozinho escuta... saiba vocemesssêsss que também ando por aqui a fazer o CIP aos bocadinhos.. não sei é quando faço promessa … tou metido em muitas coisas.. e sem tempo para nada…. canhotas.... (abraços)…. Já agora, estou a dar Crisma à 3ª secção… Pioneiros a partir dos 15 anos… acabam o resto do escalpe (careca) aqui do mano robin armado em escuteiro…. Abração amigo de Deus e nosso também…
já agora, nem imagines experimentar uma discussão entre monges por causa das tais bolsas das rosas sem nomes..... ias escandalizar-te.... risos...
a minha III está obscurecida, precisa de luz... tens algum material pedagógico na fé que aconselhes?
Este nosso Mundo, criado por Deus, está assente na Harmonia... Nada está desequilibrado, e toda a criação cumpre a sua missão, na mira de um sentido impresso na origem.
Foi e é o homem que quebrou e continua a quebrar essa harmonia, esse equilíbrio. E este facto está simbolicamente relatado no Génesis: "Sereis como deuses".
É nessa ânsia de se fechar em si próprio, de se tornar deus de si mesmo, que o homem atraiçoa a sua vocação existencial. Rompe o equilíbrio; desfaz a harmonia. É esse o seu pecado - o "pecado original", que acompanha, na sua existência, esta pobre Humanidade. Podia não ser assim?!... Não pudesse ser assim, o Homem não seria um ser livre. Toda a restante criatura é determinada, mas o ser humano é "livre" - por isso, fazendo o que quer (conscientemente), arrasta também com os seus actos as consequências. Mas é nisso que assenta a sua dignidade: administrador do seu destino.
Ora bem, com este preâmbulo quero apenas dizer que concordo com Luther King. Nesse equilíbrio existencial da Humanidade, o silêncio dos "bons" é mais pernicioso que toda a arrogância dos "maus".
Mas fiquemos por aqui, porque isto "daria pano para mangas": o que é ser bom, o que é ser mau, qual o critério...? Por outro lado, se não existissem os "maus", como se conheceriam os "bons"?!... Como se conheceria a luz, se não existissem as sombras e a escuridão?
Abraço.
safa... que desafio Irmão VS... boa achega....
um abraço forte para si e todo os eu lar... bom voltar a vê-lo por estes lados de Deus...
Olá, Irmão!
Sim, apareço sempre... mas nem sempre com disponibilidade para a partilha. A vida - o dia a dia - não é fácil... Sabe bem disso, mais do que eu.
Mas continuo a ter-vos no coração, mesmo quando não me veem debruçado a esta janela. Há ocasiões em que só estou por dentro, atrás das cortinas, mas atento. Contudo, na retaguarda, e sobretudo à noite, dedico-vos, a todos, mesmo os que deixaram de aparecer na Comunidade, uma intenção especial ao Senhor da Vida, por intercessão da Mãe.
Abraço forte e bons êxitos apostólicos.
V.S.
Os maus justificam os bons? terá sido em vão a imolação do Cordeiro? Não há esperança para o ser humano?
Ai Anita dos Açores.... risos... por alguma razão falei aqui antes de "desafio"... mas ando tão cansado dos estudos e da missão que nem tenho tempo para escrever algo que se possa enxergar com algum sentido.. não arrisco então.... sobretudo neste tema que como diz o VS "dá pano para mangas"...
espero melhores dias... mas este tema não escapa... ainda por cima tão fracturante como é...
beijus menina... ainda nada das outras bandas dos Alpes...! e as saudades a "matarem"...
Enviar um comentário