*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Os Padres do Deserto-uma total simplicidade


Após o Novo Testamento (primeira geração cristã), ninguém exerceu mais influência no Cristianismo que os Padres do Deserto, a primeira escola espiritual cristã. Os ensinamentos destes mestres poderá ser de enorme valor em nossa própria jornada espiritual.

Os Padres do Deserto foram os primeiros monges católicos que foram para os desertos para dedicarem-se a oração e à busca de Deus. Os Padres do Deserto são mestres na espiritualidade e na vida de oração; eles são nossos Pais espirituais.
Os Padres do Deserto costumavam praticar a "oração de Jesus" ou "oração monológica" que consiste na repetição do nome de Jesus incessantemente. Essa forma de oração é chamada de "monológica" porque consiste na repetição de uma única palavra ou de um versículo da Bíblia.
Esses monges repetiam o nome de Jesus continuamente, no almoço, no trabalho, nas caminhadas, no banho, no lazer, procurando praticar aquela palavra... "Orai sem cessar!".
Muitos monges usavam a fórmula: "Senhor Jesus Cristo, tem piedade de mim, pecador".

Esses monges repetiam o nome de Jesus continuamente, procurando esvaziar a mente de todo conteúdo e pensamentos, atingindo uma total simplicidade. Para os Padres do Deserto, os pensamentos eram como os filisteus, que deviam ser "mortos" e "expulsos" com o nome de Jesus. Para os Padres do Deserto, o nome de Jesus é a espada que "mata" os maus pensamentos e todo tipo de conteúdo mental. Trata-se de uma luta contínua contra todo tipo de pensamentos, mesmo os neutros e indiferentes, a começar com a expulsão dos maus pensamentos. Trata-se de buscar um esvaziamento de todo conteúdo mental, até atingir-se um estado de pobreza, nudez e simplicidade, que os Padres do Deserto chamam de "oração pura".

Essa é uma forma de oração monástica, que está sendo introduzida no ocidente e vem sendo divulgada na Igreja; e só após o Vaticano II essas riquezas da igreja foram divulgadas entre os leigos. A oração de Jesus se tornou conhecida entre nós por um escritor russo, um monge anônimo, que escreveu o livro O PEREGRINO RUSSO.

Se quiser conhecer mais, os livros O PEREGRINO RUSSO, a PEQUENA FILOCALIA e A INVOCAÇÃO DO NOME DE JESUS, entre muitos outros, divulgam e mostram claramente o que é e como praticar a oração de Jesus e os ensinamentos dos Padres do Deserto.

enviado por

um amigo

3 comentários:

Ana Loura disse...

Oração centrante, não é?

Bjs

Maria-Portugal disse...

É sim,Ana.
O amigo é o Gil.Que será feito dele?
Rezar pelos ausentes-presentes em coração.

Maria-Portugal disse...

Ana

Vê aqui pf.
http://www.oracaocentrante.org/

bjs