E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite.
Irm.Silencio
domingo, 14 de novembro de 2010
Deus tem necessidade de nós?
Deus tem necessidade de nós? A necessidade que Deus tem dos homens não é em termos de necessidade, mas da dilatação do seu amor. Deus não criou o mundo e os homens porque tinha necessidade do mundo e dos homens, mas pela abertura, pelo dinamismo do seu amor. O amor em algum modo pede sempre, tem necessidade do outro porque se joga no outro. É na alteridade que o amor se torna pleno de sentido, se torna realmente ágape.
Quando Jesus diz amai os vossos inimigos, não impõe um esforço inaudito, um dever ou uma regra: é o impulso do próprio amor. O amor que sabe abrir-se, doar-se até a alteridade, até o inimigo que poderia nos odiar, que, talvez, nos queira destruir. Portanto Deus tem necessidade de nós porque o amor de Deus é um amor incomensurável. Não tem necessidade de nós por necessidade, mas é dinamismo grandioso, dilatador do seu amor que se abre até a criar o mundo e o homem, que não é nada diante dele.
É belíssimo o salmo 8: “O que é o homem para que dele te recordes e o filho do homem para que dele tenhas cuidado?” Somos preciosos porque ele nos ama”
Dom Alessandro Barban, Prior do mosteiro Camaldolense de Fonte Avellana (Itália) aqui
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Queria aqui responder ao Dom Alessandro.... mas o espaço limita... deixei em parte também o meu comentário a este texto... e não só... também para com outros textos e declarações que por aí abundam...
Uma santa semana para todos...
deixei em cima na partilha claro...
Enviar um comentário