*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

segunda-feira, 8 de março de 2010

Retiro na cidade - 20


imagem retirada da net

A palavra de Deus
Tu crês no Filho do Homem?
Evangelho segundo São João, capítulo 9, versículo 35



Os dois milagres



Existem conversões fulgurantes, instantâneas, e outras mais lentas, como se Deus acertasse o seu passo ao ritmo daquele a quem ele vai dar essa graça – a nós, talvez…
É o caso do cego de Siloé, que Jesus encontra ao sair do Templo de Jerusalém. Um homem cego de nascença, a quem Jesus irá abrir os olhos do corpo: o primeiro milagre imediato!
Mas o segundo milagre, é o abrir progressivo dos olhos da sua fé à pessoa de Jesus, à sua verdadeira identidade. E isso através de diferentes discussões, em que ele vai ser conduzido a pronunciar-se sobre aquele que o curou.
Aos seus vizinhos de início, ele fala com prudência sobre o «homem a quem chamam Jesus». Face aos fariseus que o interpelam ele ousa avançar: «é um profeta». E quando eles reiteram as suas questões ameaçadoras, ele vai mais longe: Jesus é digno de ter discípulos, ele honra Deus e faz a Sua vontade, ele vem de Deus!
Enfim, ele franqueia o último passo da fé quando Jesus lhe pergunta: «Crês no Filho do Homem?» Dito de outra forma: Crês em mim, que vim salvar todos os homens? «Creio, Senhor!» Ao encontrar Jesus, Verdade e Luz do mundo, o antigo cego de Siloé viu todo o seu ser – corpo, espírito e alma – abrir-se progressivamente a essa Luz, cumprindo a palavra que Jesus acaba de pronunciar no Templo: «A Verdade vos libertará.» E nós, onde estamos nós no acolhimento desta Verdade que nos liberta?•

2 comentários:

Maria disse...

Obrigada,Anita pela perseveranca.

Ana Loura disse...

obrigada, Maria...sempre anima assim um comentáriozinho...De qq forma quem "lucra" mais com a tradução sou mesmo eu.

Beijinhos e boa estadia em terras de Jesus