*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Que fazer?-Claretianos respondem


É crível nosso anúncio missionário da Palavra?

(Comentários sobre o XXIV Capítulo Geral)

Uma das palavras-chave que apareceram no XXIV Capítulo Geral foi “Credibilidade”. As novas sociedades, mesmo caracterizadas por uma acentuada fome e sede de espiritualidade, já não aceitam como crível o modo como a religião apresenta suas propostas e o mundo vai-se transformando num deserto espiritual. Perdemos a credibilidade do nosso discurso.


No retiro de abertura do Capítulo, refletimos sobre a tarefa que têm hoje a Igreja, a Vida Religiosa e a Congregação de redescobrir os elementos essenciais de sua espiritualidade. Aliás, esta deve ser a tarefa frequente de cada geração: Recriar a fé para reafirmar a credibilidade de seu testemunho. É urgente, oportuno e efetivamente necessário que sejam recriados, reinterpretados e intensamente vividos os elementos característicos de nossa espiritualidade carismática, para que os destinatários da nossa missão sintonizem-se plenamente com ela.


Há uma novidade intrínseca nos conteúdos essenciais de nossa espiritualidade missionária que precisa ser mais bem percebida por nós. “As experiências do Espírito não são recebidas somente para serem conservadas, mas, para serem aprofundadas e desenvolvidas, em docilidade à sua ação sempre nova e criadora” (XXIV Cap. Geral 28). Se estivermos mais conscientes da novidade e do poder do carisma que recebemos do Espírito, na Congregação, cumpriremos mais eficazmente nossa missão.

O mundo poderá ser incendiado no fogo do Divino amor e experimentar a força vital da mensagem que anunciamos. Entendo que o XXIV Capítulo Geral constata a necessidade de redescobrir hoje o significado da nossa vocação missionária, para facilitar a recuperação da credibilidade do anúncio que se perde. Trata-se do desafio de uma renovada tomada de consciência de nossa própria identidade.


A etapa do “Ver a Realidade” do Capítulo abordou questões urgentes da atual conjuntura mundial que repercutem na nossa vida e missão. O pano de fundo desta etapa foi, em minha opinião, a questão da perda de credibilidade da palavra anunciada, cujas respostas oferecidas às perguntas que o povo faz não encontram ressonâncias que satisfaçam sua sede e fome de dar significado às contingências da vida, com suas alegrias e tragédias.

Constata-se que o povo apresenta uma considerável necessidade de espiritualidade, mas o que lhe oferecemos não lhe faz sentido e não responde satisfatoriamente a suas interrogações
e expectativas.(cont.aqui e no forum)

Sem comentários: