*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Retiro na cidade- 01 de Abril



Por cima ou dentro da massa?




A Palavra de Deus

«17Por isso, Ele (Cristo) teve de assemelhar-se em tudo aos seus irmãos, para se tornar um Sumo Sacerdote misericordioso e fiel em relação a Deus, a fim de expiar os pecados do povo. 18É precisamente porque Ele mesmo sofreu e foi posto à prova, que pode socorrer os que são postos à prova.» Carta aos Hebreus 2, 17-18 Bíblia dos Capuchinhos)

A meditação

O profeta do Antigo Testamento não é apenas aquele que eleva a voz para denunciar a injustiça e a idolatria do povo e dos seus chefes. Não apenas eles não se posicionavam «acima da massa», mas sobretudo eles estavam solidários com aqueles cujos pecados denunciavam, como Moisés: «Ah, este povo cometeu um grande pecado. Fizeram para si um deus de ouro. 32Apesar disso, perdoa-lhes este pecado, ou então apaga-me do livro que escreveste.» Êxodo 32,32

O cristão, nem o padre, não é um «separado» e sobretudo não é um homem «superior». Como Cristo, «o Deus connosco», ele é «com» e não tem, portanto, de se debruçar sobre um «pobre mundo» que não esperaria senão a sua compaixão.


Hoje, nós temos também de desconfiar da mania moderna que dá às «vítimas» o papel mais invejável. O discípulo de Jesus não é nem um benfeitor, nem uma vítima: ele é a testemunha de Cristo que «passou fazendo o bem»; ele ora e partilha «em segredo» e encontra a sua felicidade na preocupação de agradar a Deus.: «o teu Pai que te vê em segredo te recompensará».


Não nos cansemos de fazer o bem

2 comentários:

Maria-Portugal disse...

Há que permanecer no meio da massa,para poder ser fermento de Cristo...por cima,ao lado ou de costas cada vez mais a massa fica estranha ao fermento.

Ana Loura disse...

Pois se calhar massa seja a tradução mais adequada...acho que vou "corrigir". Obrigada pela subtil chamada de atenção (risos)