*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

terça-feira, 10 de março de 2015

“Não se entra na Igreja para 'cobrir' com orações comportamentos injustos”

In IHU
Não nos iludamos. “Não se entra na Igreja para “cobrir”, com orações e práticas de devoção, comportamentos contrários às exigências da justiça, da honestidade e da caridade com o próximo”. Não podemos, tampouco, “substituir com “homenagens religiosas” o que devemos ao próximo”. Disse isto o Papa Francisco na homilia da Missa celebrada na paróquia romana de Todos os Santos, na Via Apia Nova, por ocasião do quinquagésimo aniversário da missa que celebrou Paulo VI aos 7 de março de 1965 no mesmo lugar e, por primeira vez, segundo as novas normas litúrgicas pós-conciliares.

A reportagem é de Andrea Tornielli, publicada pelo sítio Vatican Insider, 07-03-2015. A tradução é de Benno Dischinger.
O Papa Bergoglio comentou o Evangelho do dia, com Jesus que expulsa os mercadores do Templo. “Ele derruba os bancos e joga no chão o dinheiro, expulsa os mercadores e lhes diz: “Não façam da casa do meu Pai um mercado!“. Esta expressão – explicou Francisco – não se refere somente aos negócios que se praticavam no pátio do Templo. Tem a ver principalmente com certo tipo de religiosidade. O gesto de Jesus é um gesto de “limpeza”, de purificação, e a atitude que ele denuncia pode ser encontrada nos textos proféticos, segundo os quais a Deus não agrada um culto exterior feito de sacrifícios materiais e baseado no interesse pessoal. É a chamada ao culto autêntico, à correspondência entre liturgia e vida, uma chamada que vale para qualquer época e também para nós hoje”.

O Papa recordou depois que a constituição conciliar “Sacrosanctm Concilium” definiu a liturgia como “a primeira e indispensável fonte na qual os fiéis podem encontrar o verdadeiro espírito cristão”. Isto significa, sublinhou, “reafirmar o vínculo essencial que une a vida do discípulo de Jesus e o culto litúrgico. Não é uma doutrina que deve ser cumprida ou um rito que se deve seguir (também é isto, naturalmente), mas é essencialmente uma fonte de vida e de luz para nosso caminho de fé”.

Por isso, continuou Francisco, “a Igreja nos chama a ter e promover uma vida litúrgica autêntica, para que possa haver sintonia entre o que a liturgia celebra e o que nós vivemos em nossa existência”, expressando “na vida tudo o que temos recebido mediante a fé”. O discípulo de Jesus “não vai à Igreja para observar um preceito, para sentir-se bem com um Deus que logo não tem que “molestar” demasiado; vai à Igreja para encontrar o Senhor e encontrar em sua graça, que opera nos sacramentos, a força de pensar e atuar segundo o Evangelho. Por isso não podemos pensar em entrar na casa do Senhor e “cobrir”, com orações e práticas de devoção, comportamentos contrários às exigências da justiça, da honestidade e da caridade com o próximo. Não podemos substituir com “homenagens religiosas” o que devemos ao próximo, postergando uma verdadeira conversão”.

Pelo contrário, explicou o Pontífice, é preciso “cumprir um itinerário de conversão e penitência para retirar de nossa vida as escórias do pecado, como fez Jesus ao limpar o templo dos interesses mesquinhos. A Quaresma é o tempo favorável para tudo isto, é o tempo da renovação interior, da remissão dos pecados, o tempo em que somos chamados a voltar a descobrir o sacramento da penitência”.

No final, recordando que na mesma Igreja “o beato Paulo VI inaugurou, em certo sentido, a reforma da liturgia com a celebração da missa na língua que fala o povo”, Francisco expressou seu desejo de que esta circunstância “volte a acender em todos vocês o amor pela casa de Deus”.

No final da missa, o Papa saudou os sacerdotes da paróquia, encomendada desde sua fundação aos seguidores de dom Orione. O Papa saudou os fiéis que não encontraram lugar na igreja. “Espero que esta paróquia siga sendo um modelo para as celebrações litúrgicas. Gostaria que o canto fosse mais forte. Só escutava o coro”, disse ele à pequena multidão que se reuniu no pátio. “Foi um gesto valente da Igreja aproximar-se do povo com a reforma litúrgica. Não se pode retroceder. Os que retrocedem se equivocam.” Com estas palavras, o Papa Francisco explicou o sentido de sua visita à paróquia romana de Todos os Santos, onde Paulo VI celebrou há 50 anos a primeira missa em italiano com o novo rito.

Sem comentários: