*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

3 comentários:

vp disse...

Um princípio elementar da civilização, duramente conquistado, é o de que o pensamento não se persegue, e muito menos a expressão deste. Mas existem limites? Sim, é claro o direito chama-lhe a esses limites: injúria e calúnia. Não se pode perseguir ninguém por expressar a sua opinião ou criticar. As personagens públicas, as ideologias e as doutrinas não podem pretender ser intocáveis amparando-se no respeito. Se eliminarmos o direito ao riso e ao humor, mesmo tratando-se de temas considerados “sérios”, eliminamos a liberdade. Que o Papa Francisco não entenda algo tão elementar, entristece-me profundamente! As suas declarações são uma sombra inquietadora, logo ele que começou tão bem o seu pontificado.

vp disse...

Pode que a liberdade de expressão tenha os seus “limites” mas desenhar o profeta com uma bomba no seu turbante não é inocente, sobretudo quando essa caricatura carrega uma dimensão verídica. As matanças que se fazem em seu nome sobram para elucidar a verdade da caricatura. Realçar esses aspectos dos violentos é vital para as sociedades. Por vezes é necessário a “ofensa” para chamar a atenção de um mal. Caricaturar uma religião q oprime mata, que lapida mulheres, que impõe a sua moral com decapitações em série, ou caricaturar outras religiões que negam a dignidade e igualdade da mulher com o homem, e maltratam com outras “violências” e “misoginias” a orientação sexual e as opiniões contrárias às suas doutrinas, não só é legítimo como um direito de quem ama a Verdade e é livre no coração!

vp disse...

.. e depois.... ainda assim, continuo a ser um cristão (do caminho católico), e amo ainda mais o papa Francisco... a sua opinião é tão livre como a minha... ou a de qualquer um... e desenhos há muitos... é coisa que não falta nas nossas vidas....!