*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Que é o homem?!...

Queres saber o que vale o homem, visto em si próprio?
Sobe ao alto de uma montanha. Olha a cidade dos homens, a teus pés. Não consegues vislumbrá-lo! Não é de certa distância que se apreciam as obras de arte?...
O homem julga-se poderoso, rei e senhor. Em si próprio, nada é; olhado à distância, progressivamente desaparece.

Há tempos, num retiro espiritual, num santuário situado no alto da montanha, fui posto a contemplar a realidade do homem: seu princípio e seu fim, seu valor como criatura de Deus, como filho do Pai celeste, irmão de Cristo e feito ele próprio outro Cristo, pelo amor de Deus para com os homens.
Encontrei aí o homem verdadeiramente livre, sacerdote, em Cristo e por Ele; ainda, rei e profeta.
Encontrei-o aí “feito Deus”, na medida em que, libertando-se do seu egoísmo, do seu individualismo, se une a Cristo e com Ele se identifica numa plena entrega de amor recíproco, levando com Ele e por Ele ao Pai a oferenda da sua vida neste mundo; toda a sua vida, e através dela o Universo inteiro - que recebeu para dominar, e conduzir, em retorno, à glória de Deus.
Mas o homem egocêntrico, egoísta, orgulhoso de um poder que lhe não pertence, vaidoso da sua inteligência... Esse, tentei perscrutá-lo lá de cima, nas entranhas da sua cidade. Ele existia nela aos milhares; vagueava pelas ruas e pelas praças, mas não o pude enxergar, tão pequenino que era. Em contrapartida, que vista maravilhosa, que beleza, em todo o horizonte circundante, nos apresentava a obra da Criação!...
Experimenta! Sobe ao alto de uma montanha. A teus olhos estupefactos, maravilhados, vai crescendo a obra do Senhor, vai-se abrindo ao teu conhecimento a Sua sabedoria infinita, e vai desaparecendo da tua vista o homem, na sua pequenez progressiva, até se tornar irreconhecível! Já Saint-Exupéry o tinha notado, nas suas maravilhosas considerações literárias sobre o Homem.
Leste ou ouviste o que os astronautas, nos seus voos espaciais, deixam escapar de assombro pelas maravilhas que lá do espaço, extasiados, admiram? Mas ao homem, nem por sombras se referem.
Contudo, é este homem que ambiciona dominar os outros homens, que faz as guerras, que mata e que atraiçoa – qual vírus de terrível doença que ataca e tenta destruir a humanidade.
O homem, feito à imagem e semelhança de Deus, e para Ele criado, recebeu d’Ele um mandato. Mas não é escravo, é livre! – é verdadeiramente filho de Deus Criador. Ele vive a sua existência no amor de Deus. A sua vida, produto do Amor, tem de produzir amor – no sentido horizontal, para com os seus irmãos e no domínio das coisas criadas; no sentido vertical, para Cristo, onde tudo se reúne: o Universo físico, vital e espiritual, e a Divindade eterna.
Quão grande é o homem assim encarado, visto na sua autêntica dimensão mística e universal; quão grande é o homem que consciente do seu valor e da sua qualidade de filho adoptivo de Deus, orienta a sua vida para esse “Sol” que lhe deu o ser e que continuamente o ilumina; quão grande é a sua liberdade, sem quaisquer pressões ou peias a forçar ou a impedir o seu caminho!... Unido aos seus irmãos e a Cristo ressuscitado, está de passagem (Páscoa) nesta vida, e dela parte para o Eterno, onde o espera o “Alfa e o Ómega” de toda a Natureza criada.
Mas que infinitamente pequeno é aquela aberração de homem que julgando-se por si próprio deus e fazendo-se centro de todas as coisas, se aniquila e arrasta os outros ao mesmo caos!... Quantos homens na História se proclamaram “deuses” e senhores... e mais não se tornaram, no fim da vida, do que pó da terra, deixando no mundo um rasto de destruição e morte!  Podem ter o seu nome escrito nos anais da História, mas é pela negativa que são lembrados.
Que homem queres ser tu, meu amigo?
O que sobe às alturas celestes e ilumina o mundo com o exemplo da sua vida, ou o que se reduz ao nada, na raiva da impotência e da ignomínia?
O que ajuda este mundo a transformar-se na virtude e no bem para glória do Criador, ou o que fechado no seu próprio interesse apenas se serve do mundo, e o leva à destruição?
O que se une por amor aos seus irmãos e com eles edifica a família e a comunidade em que vive, ou o que, impregnado de virulento ódio e de mesquinho egoísmo, explora os outros homens, despreza as suas enfermidades e carências, escraviza-os na injustiça, e os repele para a morte?
Operário ou patrão, professor ou aluno, pai ou filho, marido ou esposa, clérigo ou leigo, rico ou pobre, chefe ou subordinado... A tua vida é sagrada e a tua missão insubstituível. Faz delas o teu sacerdócio permanente, na humildade e no respeito pelos outros; na caridade e na justiça; na verdade e na liberdade. Formamos todos um só Corpo, Místico, de que Jesus Cristo é a cabeça e nós os membros. Toda a nossa vida é culto a Deus, nada – nem um só cabelo da nossa cabeça – é perdido. Não estejas só à espera da hora litúrgica, cerimonial, para O louvares no templo. Esse é um momento particular, mas tu mesmo és templo, porque Deus habita em ti, ainda que o pressintas distante. Deus chama-te hipócrita, como pelo Seu Verbo incarnado fustigou os fariseus, se fores orar para o templo e te negares ao culto permanente da tua vida. Atraiçoas a tua missão sacerdotal, comum a todos os que se dizem cristãos, se não fizeres da tua vida um cântico de louvor ao Deus que te criou!
Ouve-me, de homem para homem. Estamos a sós. Não deixes que as más inclinações invadam e dominem a tua alma, forcem ou impeçam as tuas decisões. És adulto, e és livre! Não te acorrentes às paixões! Não permitas que o egoísmo, o ódio, o despeito, a angústia te torturem.
Deito-te as mãos aos ombros e abano-te... Acorda! Acorda para a realidade que tu és, e olha para o que poderás vir a ser, para o que deves ser, para o que te realiza como pessoa, e, unicamente, te poderá fazer feliz. Encontra-te a ti mesmo, sempre à frente de ti próprio... A meta da perfeição situa-se sempre mais alto e mais além, e perde-se nos horizontes eternos.
Não te importes com o que dizem os outros... Perdoa-lhes, se te molestam; não faças caso, se te louvam. Só Deus conhece e aprecia o teu interior mais profundo. Melhor do que tu, e sempre antes de ti.
Quem está unido a Cristo, deve estar sempre disposto ao sacrifício. Ele foi coroado rei, mas puseram-lhe na cabeça uma coroa de espinhos. Não há amor sem doação; não há renovação sem a rejeição do que não presta. O vinho novo, vivificante, requer odres novos – diz o Senhor.
Dá-me a tua mão. Vamos tentar os dois. Passo a passo, caminhada em caminhada, de escolho em escolho... Se cairmos, levantar-nos-emos, com ajuda mútua. Que importa que sangrem os pés? Venceremos, e haveremos de levar outros pela mão.

Victor Sierra
(In “Margens do Coura” Nov1972)

2 comentários:

Anónimo disse...

Texto sempre actualizado,apesar de ser escrito em 1972....rsrs

Quando escreveu esta parte "Acorda para a realidade que tu és, e olha para o que poderás vir a ser, para o que deves ser, para o que te realiza como pessoa, e, unicamente, te poderá fazer feliz".....sim é verdade, tento sempre estar bem acordada, quando estou na sala em silêncio e olho para a urna das cinzas da minha madrinha.Este "pó", que um dia todos nos vamos tornar tem-me ajudado imenso a acordar para a realidade e fazer-me sentir paz interior,aquela paz d'Aquele que um dia disse....Eu sou o Caminho ,a Verdade e a Vida...(A.R.)

Víctor Sierra disse...

Todo o passado foi caminho do presente, e este rapidamente vai absorvendo e concretizando o futuro - é o fluir da Eternidade, que se nos vai apresentando em horizonte... cada vez mais próximo. V. S.