*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Na Assunção...escrevi há tempos...
"Regozijar-me-ei muito no SENHOR, a minha alma se alegrará no meu Deus; porque me vestiu de roupas de salvação, cobriu-me com o manto de justiça, como um noivo se adorna com turbante sacerdotal, e como a noiva que se enfeita com as suas jóias.Is 61,10"

A jovem Maria esperava como todo o Israel o Messias prometido, e recuperada que foi da surpresa e objecção que o seu entendimento e vontade provocavam,o SIM foi dado ao Anjo que vinha anunciar o cumprimento da promessa.

E dentro em breve ,apressadamente,acorria para ajudar a sua parente Isabel cantando ,louvando e enaltecendo o Senhor que trazia em si,que nela fazia maravilhas para trazer a todo o povo o Libertador da sua pátria,o portador da justiça.Tudo era omnipotência,força e grandeza."Tirou do trono os poderosos..."

Mas quando nasceu o Menino, começou a guardar no coração as coisas magnificentes que falavam Dele de acordo com o que lhe havia ensinado a sua formação hebraica ,mas que a pobreza,a humildade do seu nascimento contrariavam.

E quando cumprindo com a lei levou o Menino ao Templo igual estranheza,um agudo rebate soou nas palavras de Simeão

"34 E Simeão os abençoou, e disse a Maria, sua mãe: Eis que este é posto para queda e elevação de muitos em Israel, e para sinal que é contraditado.35 E uma espada trespassará também a tua própria alma para que se manifestem os pensamentos de muitos corações Lucas 2"

O "SIM" de Maria começava a tomar uma intensidade e uma amplitude maior.

Deixar a sua terra,caminhar em refugiada com o Rei,com o Messias poderoso.Mas como,mas porquê?

Ou ainda ,começar a aceitar uma série de palavras mais duras para o seu coração de Mãe ,para compreender o afastamento progressivo que a condição divina, que o sentido de família dilatada, que os interesses do Pai deveriam passar à frente do seu envolvimento materno.

Depois mais um SIM interrogativo,doloroso ,apelativo pela morte do Filho e morte de cruz,onde se desfazia a epopeia gloriosa do Messias,que cantara no Magnificat.

E o SIM final aceitando a maternidade com a dimensão do mundo que lhe fora entregue e que a Ressurreição viria a confirmar,na efusão do Espírito Santo com o Messias de um Reino cujo poder repousava na Justiça ,no Amor,na Misericórdia.

Maria,mãe,mulher ajuda-nos a que o nosso SIM ao projecto de DEus para cada um de nós,que nada tem a ver com os poderes e glórias do mundo,atravesse as noites escuras até à manhã dourada de Pentecostes e seja tão fiel,tão claro,tão firme como o teu, apesar de todas as sombras ,em que também caminhaste.

4 comentários:

um irmão. disse...

Obrigado pela partilha... tem outro sabor quando é "pão caseiro"...risos...


Nele que nos mandou acolher a sua Mãe em João(o discípulo do Amor)ele que tb fez parte da humanidade onde nos entranhamos....e a nós, essa mesma humanidade feitos filhos do Pai, à sua Mãe Maria... “Mulher, eis aí o teu filho… João, eis aí a tua Mãe” (Jo 19, 27).

Maria-Portugal disse...

Vou dizer algo um pouco feio...sempre achei este discipulo João,filho do trovão,um pouco presunçoso...além de querer o melhor lugar...ainda se intitulava sempre o discipulo amado...corria mais depressa para chegar à frente...e não saltou do barco,apesar de ter descoberto primeiro Jesus.

outro pecador tb disse...

Pois, santa Madre Pomba de todos os beirais!!! mas no entanto, era o único (pelos relatos!!!), dos discípulos que estava ao pé da cruz no MOMENTO!!! E é a ele precisamente que Jesus “entrega” a sua Mãe!!!! Vá-se lá compreender estas misericórdias de Jesus! Pedro é o discípulo com quem me identifico mais... vejo nele, apesar da sua tb miséria humana, um profundo amor que só Jesus pode identificar, porque aos nossos olhos humanos, nenhum deles teria “merecido” o lugar que ocupou naquele grupo!!! (ai, acabei por dizer tb algo “feio”!)… um santo fim de semana…

Nele que é o Misericordioso…

Maria-Portugal disse...

De acordo...foi o único discípulo homem que não desertou. Deus sempre nos reserva surpresas...