*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

sábado, 5 de julho de 2014

3 chamadas de Jesus


A leitura que a Igreja propõe neste domingo é o Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 11, 25-30 que corresponde a 14º Domingo do Tempo Comum, ciclo A do Ano Litúrgico. O teólogo espanhol José Antonio Pagola comenta o texto.
Eis o texto
Fonte: http://www.periodistadigital.com/religion/
O Evangelho de Mateus recolheu três chamadas de Jesus que têm de escutar com atenção seus seguidores, pois elas podem transformar o ambiente de desalento, cansaço e tédio que às vezes respiramos em alguns setores das nossas comunidades.
“Venham a mim todos vocês que estão cansados de carregar o peso do seu fardo, e eu lhes darei descanso.” Esta é a primeira chamada. Está dirigida a todos os que vivem sua religião como uma carga pesada. Não são poucos os cristãos que vivem agoniados pelo peso de sua consciência. Não são grandes pecadores.
Simplesmente eles foram educados para ter sempre em conta seu pecado, e não conhecem a alegria do perdão permanente de Deus. Se eles se encontram com Jesus, se sentirão aliviados.
Há também cristãos cansados de viver sua religião como uma tradição gasta. Se eles se encontram com Jesus, aprenderão a viver à vontade com Deus. Descobrirão uma alegria interior que hoje não conhecem. Seguirão Jesus, não por obrigação, senão por atração.
“Carreguem a minha carga porque a minha carga é suave e o meu fardo é leve.” É a segunda chamada. Jesus não agonia ninguém. Pelo contrário, libera o melhor que há em nós, pois ele nos propõe viver uma vida mais humana, digna e sã. Não é fácil encontrar um modo mais apaixonante de viver.
Jesus nos liberta dos medos e pressões, não os coloca em cada um: ele não faz crescer nossas servidões, mas nossa liberdade; acorda em nós a confiança e nunca a tristeza; nos leva ao amor e não às leis e preceitos. Convida-nos a viver fazendo o bem.
“Aprendam de mim, porque sou manso e humilde de coração e vocês encontrarão descanso para suas vidas.” Esta é a terceira chamada. Devemos aprender de Jesus e viver como ele. Jesus não complica nossa vida. Ele a deixa mais clara e simples, mais humilde e mais sã. Oferece descanso. Para seus seguidores ele propõe aquilo que ele mesmo tem vivido. Convida a segui-lo pelo mesmo caminho percorrido por ele. Por isso é possível compreender nossas dificuldades e nossos esforços, pode perdoar nossos tropeços e erros, animando-nos sempre a levantar-nos.
Devemos centrar nossos esforços em promover um contato mais vital com Jesus em tantas pessoas necessitadas de alento, descanso e paz. Às vezes fico triste quando vejo que é justamente seu modo de entender e viver a religião o que leva quase inevitavelmente muitas pessoas a não conhecer a experiência de confiar em Jesus. Penso assim em tantas pessoas que, dentro e fora da Igreja, vivem “perdidas”.

In IHU

4 comentários:

vp disse...

"Às vezes fico triste quando vejo que é justamente seu modo de entender e viver a religião o que leva quase inevitavelmente muitas pessoas a não conhecer a experiência de confiar em Jesus"

Uma verdade tão simples meu Deus...

Grato pela partilha

Um santo Domingo para todos...


Anónimo disse...

Dois milénios depois, ainda não conseguimos compreender em profundidade e verdade os ensinamentos e o Coração magnânimo do Salvador da Humanidade. Tudo Ele resumiu no "Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei!"... E mais significativo ainda: "Se tiverdes amor uns para com os outros, todos saberão que sois Meus discípulos"... Tudo o resto vem destes preceitos do Amor. Desse Amor brota a infinita Misericórdia: "Mulher, onde estão os que te queriam condenar?..." ... "Também Eu não te condeno... Vai e não voltes a pecar!" - "Vinde a Mim...", o único Caminho!...

VS

Maria-Portugal disse...

Há ainda muitas barreiras,muitos filtros alguns criados tb por nós,os cristãos velhos, que não deixam que os Bartimeus de hoje larguem as capas e saltem ao encontro de Jesus.

Anónimo disse...

Pois.... mas convenhamos que há 50 anos nao era esse o caminho que nos era proposto - nao por Jesus, que foi bem claro, mas pelos educadores e cqtequistas. Na minha adolescencia fui instada a ler e seguir a "Imitacao de Cristo", uma obra sem duvida muito bela, mas num contexto totalmente diferente.... Como se lembram, a tónica está posta na nossa pequenez, na nossa vida pecadora, na nossa menor valia, e embora o Senhor seja oferecido como refugio e peŕdao, o certo é que a consciencia da nossa miseria nao oferecia quaquer abertura á felicidade neste mundo.
Algo mudou na Igreja, Deus seja louvado!
Lila