*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

terça-feira, 15 de abril de 2014

Retiro dos dominicanos de Lile

Onde está Deus ? Está na tua nudez

(J.J.Tissot)

A Palavra de Deus
Pedro lembra-se da palavra do Senhor,que lhe disse: “
Antes que o galo tenha cantado hoje,vais-me renegar três vezes” Ele saíu para fora e chorou amargamente. 

(Evangelho segundo S.Lucas,capítulo 22,versículos 61-62) 

A Meditação

Na frente, ris, à boca escancarada, por vezes admiram-te mesmo. És uma mãe atenta, um patrão eficaz, uma jovem hiper cool (sic),uma avó impecável. És um homem corajoso. Tudo está a correr tão bem na vida. Mas que vida ? Estás a  ouvir,no fundo de ti? Uma alma que chora  feridas acumuladas,  necessidades de um amor desiludido, confianças traídas, e todos os julgamentos que pesam  como um fardo demasiadamente pesado.(*) !

E morre (esta alma), por não ser reconhecida nela mesmo, rejeitada. Como uma leprosa à beira da tua vida :” Não, não, eu não conheço este homem!”

Demasiado imperfeito, demasiado diferente, demasiado frágil! Sob os golpes das tuas negações , a tua alma de filho de Deus vai morrendo, talvez, porque nunca ouviu  dizer um verdadeiro AMO-TE.

Tal como é ela, és TU. Como nós todos, és nu e vulnerável, mas não é isso que te magoa . O que te magoa, é a recusa de te assumires como és , de te aceitares como és, é o aparentares ser alguém diferente. É o jogo das máscaras. Sem ele ,pensas tu, que não és amável. Ora, será verdade que não és amável ?. Não. É a mentira do Maligno, que desde sempre desfigura o homem para desfigurar Deus (**). E esta antiga mentira abre uma brecha na tua vida. Este jogo das máscaras é um jogo mortal. Na cruz, Deus irá descobrir a sua face e esta face é justamente a humanidade, que escondes. Nua, sem artifícios Frágil e sagrada. Compreende que isso significa que és , tal como és, sem nenhuma das tuas máscaras, tu também, um belo, um verdadeiro reflexo do Pai. 

*Evangelho segundo S.Lucas, capítulo 11,versículo 46

** Livro do Génesis, capítulo 3, versículos 1-10
Para ir mais longe com a Palavra:

1.A serpente era o mais astuto de todos os animais dos campos que o Senhor Deus tinha formado. Ela disse a mulher: É verdade que Deus vos proibiu comer do fruto de toda árvore do jardim?”
2. A mulher respondeu-lhe: Podemos comer do fruto das árvores do jardim.
3. Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, Deus disse: Vós não comereis dele, nem o tocareis, para que não morrais.”
4. “Oh, não! – tornou a serpente – vós não morrereis!
5. Mas Deus bem sabe que, no dia em que dele comerdes, vossos olhos se abrirão, e sereis como deuses, conhecedores do bem e do mal.”
6. A mulher, vendo que o fruto da árvore era bom para comer, de agradável aspecto e mui apropriado para abrir a inteligência, tomou dele, comeu, e o apresentou também ao seu marido, que comeu igualmente.


Livro do Génesis,capitulo 3,versículos 1-6


4 comentários:

um irmão. disse...

O eterno “jogo das máscaras” que nos vai desfigurando a imagem e semelhança do Pai…. bela partilha… Grato…

Nele que nos sabe e conhece para lá de todas as nossas máscaras…

vp disse...

.. e a pior é aquela que nos esconde a nossa humanidade...

Nele que nos ajuda na nossa humanidade...

um irmão. disse...

Saltei essa parte da Palavra ao tentar colocar a letra um pouco mais organizada!!! desculpem...

Nele que nos ama fortemente...

Maria-Portugal disse...

Obrigada pela letra de forma conveniente...quanto ao mais pas
de problème !!!