*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

domingo, 13 de abril de 2014

Retiro quaresmal 38

...dos Dominicanos de Lille

Onde está, então, Deus? Ele está no teu olhar

A Palavra de Deus
13pegaram em ramos de palmeiras e saíram-lhe ao encontro, clamando: «Hossana! Bendito o que vem em nome do Senhor, o Rei de Israel!»
Evangelho segundo S João, Cap 12, vers 13


A meditação

Eis que chegaste ao final da Quaresma. Depois de 40 dias passados no deserto, talvez menos, e  estás pronto a acolher Aquele que vem. Com efeito, há já muito tempo que  esperas. E eis-te, com ramos nas mãos, todo disposto a entrar em Jerusalém louvando a Deus! Mas, quem irás tu aclamar? A quem farás  cortejo? Onde está o rei todo-poderoso? Onde está o guerreiro libertador que  esperas?
Aquele que vês chegar é um humilde profeta montado num burro, com os pés empoeirados, e uma pequena trupe de discípulos díspares. À primeira vista, ele não vale nada. Dizem que é um bêbado e comilão, possesso (*). Não tem exército, nem solução definitiva, nem promessa feita, nem verdade absoluta. Para mais, muitos não veem nele senão um impostor.
Mas tu, tu reconheceste-o. E é este homem, que tu aclamas, pois pressentes, no fundo do teu coração, que ele manifesta o verdadeiro rosto de Deus. Este Deus que se entrega, pacífico, apaixonado por toda a humanidade, este Deus que te tocou, há tanto tempo. E que te fala ainda. O que também sabes ver, é que o Filho de Deus, como lhe chamam, e que bem sabe que em Jerusalém o querem matar,  avança apesar de tudo com confiança, sem outro desejo que a fidelidade ao seu Pai e aos seus amigos. E se tu o aclamas, é porque ele revela deste modo a todos, o verdadeiro rosto da humanidade. Escondido sob os julgamentos do mundo, o Teu verdadeiro rosto.
Não sendo do início pecador, indigno, insuficiente, mas pelo contrário corajoso, fiel, generoso. E também frágil.

Este homem em breve crucificado, mas este homem ressuscitado, muitos aclamam-no contigo, pois ele inspira, a cada mulher, a cada homem que crê nele, o preço e o sentido que  pode dar à nossa vida, quaisquer que sejam as nossas origens, o nosso caminho, as nossas limitações.
Este humilde rei é o maior, mas sem violência. Ele não ocupa, na tua vida, senão o lugar que tu lhe dás. Este libertador pacífico, não tem nenhum outro plano de batalha para além da tua reconciliação contigo mesmo e, por consequência, de ti com os outros. É este Deus, o Único, que se revela a ti, nada menos do que assumindo plenamente essa humanidade que nos é comum a todos, é este messias, que tu aclamas. É Ele, dizes tu, o teu Salvador e a tua esperança. Mas, tu bem sabes, estes ramos que agitas com os outros para celebrar o Messias, tornar-se-ão em breve em chicotes que farão correr o seu sangue. As aclamações e os cânticos vão calar-se e dar lugar a uma cacofonia de ódio, desfigurando a humanidade de muitos. Pois apesar da vinda do Salvador, o espírito do mundo não cessa de se aperceber das  suas devastações. Então, com Cristo, és também tu quem atravessa Jerusalém enfrentando a brutalidade deste mundo. Mas não tenhas medo dos escarros e dos insultos, nem de seres  ridicularizado e empurrado, não tenhas medo de cair com Ele, continua a olhar em frente, mantém os olhos abertos, pois este 
Deus que sabes ver, está contigo, em cada instante, da glória à cruz. E pela vida eterna.

(*) Evangelho segundo S.Mateus,capitulo 11,versiculo 19 e João,capítulo 8,versículo 48. 

Para irmos mais longe com a Palavra

«37 Estando já próximo da descida do Monte das Oliveiras, o grupo dos discípulos começou a louvar alegremente a Deus, em alta voz, por todos os milagres que tinham visto. 38 E diziam:
«Bendito seja o Rei que vem em nome do Senhor!
Paz no Céu e glória nas Alturas!»
39 Alguns fariseus disseram-lhe, do meio da multidão: «Mestre, repreende os teus discípulos.»
40 Jesus retorquiu: «Digo-vos que, se eles se calarem, gritarão as pedras.»
41 Quando se aproximou, ao ver a cidade, Jesus chorou sobre ela e disse: 42 «Se neste dia também tu tivesses conhecido o que te pode trazer a paz! Mas agora isto está oculto aos teus olhos. 43 Virão dias para ti, em que os teus inimigos te hão-de cercar de trincheiras, te sitiarão e te apertarão de todos os lados; 44 hão-de esmagar-te contra o solo, assim como aos teus filhos que estiverem dentro de ti, e não deixarão em ti pedra sobre pedra, por não teres reconhecido o tempo em que foste visitada.»
45 Depois, entrando no templo, começou a expulsar os vendedores. 46 E dizia-lhes: «Está escrito: A minha casa será casa de oração; mas vós fizestes dela um covil de ladrões.» 47 Ensinava todos os dias no templo, e os sumos sacerdotes e os doutores da Lei, assim como os chefes do povo, procuravam matá-lo. 48 Não sabiam, porém, como proceder, pois todo o povo, ao ouvi-lo, ficava suspenso dos seus lábios.

Evangelho segundo São Lucas, Cap 19, ver 37 -48

2 comentários:

Maria-Portugal disse...

Safa!! Estas meditações servem mesmo para dilatar o coração !!

Boas melhoras na nossa enfermaria virtual!

um irmão. disse...

Hoje o pão que saiu do forno do coração desse irmão frade estava bem cozido... louvado seja Deus por todo o pão que nos dá na palavra partilhada pelos irmãos... a fome é muita e o pão bom é já coisa rara nos tempos que nos abraçam a alma…

A saúde espiritual, porque a outra, a física, vai melhorando, tb a precisar do calor desse forno.. dias de semana santa a relembrarem-nos a falta que o nosso coração sente de também passar pelo Forno Divino… .. louvado seja Deus por tudo… Nele confiamos…