*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

sábado, 19 de abril de 2014

Retiro quaresmal dos Dominicanos de Lille para Sábado


Onde está, então, Deus? Está no teu coração

A Palavra de Deus

3Descendo-o da cruz, envolveu-o num lençol e depositou-o num sepulcro talhado na rocha, onde ainda ninguém tinha sido sepultado.
54Era o dia da Preparação e já começava o sábado. 55Entretanto, as mulheres que tinham vindo com Ele da Galileia acompanharam José, observaram o túmulo e viram como o corpo de Jesus fora depositado. 56Ao regressar, prepararam aromas e perfumes; e, durante o sábado, observaram o descanso, conforme o preceito.


Lucas 23, 53-54

A meditação


É o fim do dia. Lentamente o sol põe-se e o calor escaldante dá lugar a uma ligeira doçura. Os cheiros da clorofila sobem do chão refrescado. O barulho cessou , os gritos cessaram, os choros cessaram, as pancadas cessaram, as injúrias, os suplícios…tudo está silencioso. A Palavra de Deus está morta. Deus está morto. E é a mesma coisa, pois que se Deus não fala mais aos homens, os homens não saberão que ele existe.
Os discípulos, as mulheres, os sacerdotes, a multidão, toda a gente foi embora. Ouve-se de novo o canto dos insectos, o vento nas oliveiras, o murmúrio longínquo da festa que se prepara nas casas de Jerusalém.
Deus morreu mas, surpresa, a vida continua, indiferente, teimosa. O que Deus deu não nos foi tomado. A luz dourada do entardecer acaricia as cascas das árvores, a folhagem e as pedras. Tudo volta a ficar belo. E mesmo os soldados, colocados ali para guardarem o túmulo, deixam as suas máscaras de violência para retomarem os seus rostos de pai, marido ou de amante. Tudo é agradável, agora. É o Shabbat que começa, o dia do repouso. Onde está, então, Deus A terra onde o puseram, o túmulo que o acolhe, é o coração de cada um. É também do teu coração que ele deve ressuscitar e, se tu consentires é do teu coração que ele se revelará ao mundo.

Para ir mais longe com a Palavra

Logo que Marta ouviu dizer que Jesus estava a chegar, saiu a recebê-lo, enquanto Maria ficou sentada em casa.
21Marta disse, então, a Jesus: «Senhor, se Tu cá estivesses, o meu irmão não teria morrido. 22Mas, ainda agora, eu sei que tudo o que pedires a Deus, Ele to concederá.» 23Disse-lhe Jesus: «Teu irmão ressuscitará.» 24Marta respondeu-lhe: «Eu sei que ele há-de ressuscitar na ressurreição do último dia.» 25Disse-lhe Jesus: «Eu sou a Ressurreição e a Vida. Quem crê em mim, mesmo que tenha morrido, viverá. 26E todo aquele que vive e crê em mim não morrerá para sempre. Crês nisto?» 27Ela respondeu-lhe: «Sim, ó Senhor; eu creio que Tu és o Cristo, o Filho de Deus que havia de vir ao mundo.»
João 11, 20-27

Sem comentários: