*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Retiro para Sexta-feira Santa


retiro dos Dominicanos de Lille (tradução de MJB)
Citações bíblicas da Bíblia dos Capuchinhos

Onde está Deus? Ele está na noite da tua oração

A palavra de Deus 

«4Pilatos interrogou-o de novo, dizendo: «Não respondes nada? Vê de quantas coisas és acusado!» 5Mas Jesus nada mais respondeu, de modo que Pilatos estava estupefacto.»

Evang. segundo São Marcos Cap 15, vers 4-5



A meditação 

Estás ali, ao pé da Cruz onde o nosso Salvador está suspenso como um rufião e o sucesso do Servidor de Deus, anunciado pelo profeta Isaías, não te parece verdadeiramente brilhante. Ontem ainda, Jesus partilhava o pão e vinho, ensinando, exortando, preparando cada um de nós para a vinda do Reino. Hoje calou-se, como um cordeiro que se leva para o matadouro. Gostarias que ele te sossegasse, que se revelasse de forma espectacular, que condenasse os maus..." Vai lá agora mostra-lhes a todos que és bem o Messias, não nos deixes ficar mal !" Mas não, nem se defende. Não diz quase nada. O tempo não é mais para palavras mas para o cumprimento da Palavra. E é tão difícil de compreender! "Ó nosso Deus, porque nos abandonaste?" E sob os teus olhos incrédulos, ao mesmo tempo que Jesus agoniza, é a tua esperança que fraqueja lentamente sobre a madeira, despedaçada, desfigurada. Com Maria, estás lá, ao pé da Cruz, surpreendido, humilhado. Sem voz. Que dizer numa altura destas, que não acrescente o horror da obscenidade ou do cinismo? Seria preciso que gritasses? Seria preciso que chorasses? E chorar como? Chorar de fracasso, chorar de raiva, chorar de amargura de te teres deixado enganar por este Rei Messias que te fez tantas lindas promessas e que acabou lamentavelmente despedaçado na cruz? Será preciso que rezes? Sem dúvida. Podes-te abandonar à loucura desta Paixão, fechar por um instante os olhos do mundo e abrir os olhos da fé. Para ver na cruz, não primeiramente o sinal da violência de que todos somos capazes, mas sobretudo o testemunho do louco amor de Deus, que definitivamente nos resgata. Que te liberta. Sim, podes rezar nesta hora sombria, e acompanhar Jesus que morre, para que, tu também, possas ressuscitar, com Ele, na luz. 

Para ir mais longe com a Palavra 

«Junto à cruz de Jesus estavam, de pé, sua mãe e a irmã da sua mãe, Maria, a mulher de Clopas, e Maria Madalena. 26Então, Jesus, ao ver ali ao pé a sua mãe e o discípulo que Ele amava, disse à mãe: «Mulher, eis o teu filho!» 27Depois, disse ao discípulo: «Eis a tua mãe!» E, desde aquela hora, o discípulo acolheu-a como sua. 28Depois disso, Jesus, sabendo que tudo se consumara, para se cumprir totalmente a Escritura, disse: «Tenho sede!» 29Havia ali uma vasilha cheia de vinagre. Então, ensopando no vinagre uma esponja fixada num ramo de hissopo, chegaram-lha à boca. 30Quando tomou o vinagre, Jesus disse: «Tudo está consumado.» E, inclinando a cabeça, entregou o espírito. 31Como era o dia da Preparação da Páscoa, para evitar que no sábado ficassem os corpos na cruz, porque aquele sábado era um dia muito solene, os judeus pediram a Pilatos que se lhes quebrassem as pernas e fossem retirados. 32Os soldados foram e quebraram as pernas ao primeiro e também ao outro que tinha sido crucificado juntamente. 33Mas, ao chegarem a Jesus, vendo que já estava morto, não lhe quebraram as pernas. 34Porém, um dos soldados traspassou-lhe o peito com uma lança e logo brotou sangue e água. 35Aquele que viu estas coisas é que dá testemunho delas e o seu testemunho é verdadeiro. E ele bem sabe que diz a verdade, para vós crerdes também.» 

Evangelho segundo São João, Cap 19, Vers 25-35

2 comentários:

um irmão. disse...

Santa tarde...

Creio que há algum problema com códigos neste blog, algum intruso!!! Ando a verificar onde se infiltrou... (ao tentar colocar as letras normais todo o texto se move como louco!!!)...

Irei tentando normalizar...

Nele que nos ama...

Anónimo disse...

Fica-nos um grande silencio no coracao... o silencio da noite, que só a grande Alvorada romperá...
Vou registando a sua presenca, Irmao, e isso é tranquilizante... O Senhor continue a seu lado!
Lila