*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Retiro dos Dominicanos de Lille - Domingo de Páscoa





A Palavra

Ressuscitou de entre os mortos e eis que vos precede na Galileia; é lá que o vereis
Evangelho segundo São Mateus, capítulo 28, versículo 7.


A Meditação

 Com Pedro e João, estás lá, em frente do túmulo e Jesus não está mais onde o puseram . E porquê ficar surpreendido com isso ? Sabes bem que não se fecha Deus, nem num buraco, nem nos templos ou nas igrejas, nem nas igrejas, nem nos livros, nem numa mortalha, nem em nenhum rito,  mesmo que seja funerário, porque nem a morte o pode reter. Jesus não está ali onde os seus discipulos pensavam encontra-lo como habitualmente, e é bem isso que manifesta que ele é filho de Deus. Como o seu Pai, ele é absolutamente livre, está vivo. O túmulo vazio diz-te antes de mais isto: a vida está noutro lado.A vida de Deus está noutro lado. Cristo ressuscitou e a vida nova que Deus te oferece não está no silêncio dos teus túmulos, está noutro lado. Talvez no barulho do teu quotidiano, no trabalho, em casa, nas palavras trocadas, nas refeições partilhadas, nos teus encontros. A vida de Deus também não está nas coisas que adquiriste, nos caminhos que já andaste ao longo da tua existência, e os quais  revês com satisfação, ou com tristeza ,está mais longe, à tua frente , no caminho que te resta fazer.

Em ti mesmo, na tua vida e mesmo, como sabes, para além. Para o Pai. Sempre mais longe. Porque é isso, a vida com Deus. Estás perante um túmulo vazio e, se está vazio, é também para que possas escolher. Cristo ressuscitou, e não é para que fiques em adoração perante um túmulo vazio. Leva-te atrás dele, da morte à vida, para que saias do túmulo dos teus imobilismos, das tuas tristezas, das tuas culpabilidades, e que te ponhas em marcha, para ir mais longe. O túmulo  vazio é também sinal da liberdade que Deus quer para ti. Estás lá, em frente ao vazio do túmulo  e este vazio dá-te a escolha. Crer ou não crer. Pedro e João acreditaram. E tu ? Ao diabo as comparações, de saber quem tem a fé mais forte, quem é o maior. Isso não te adianta nada. Põe simplesmente esta questão ? : Gostas de proclamar que Cristo ressuscitou. E é verdade. Mas, o que é ele na tua vida ?  Cantas “ Cristo morreu e ressuscitou para toda a humanidade “… mas a tua própria humanidade, em todas as suas dimensões, estará toda ela iluminada por esta novidade ?

O corpo de Cristo não está mais no túmulo. Saíu de lá, está em marcha, testemunha, alivia, cura, ama. E este corpo de Cristo ressuscitado, vivo e livre, para o mundo de hoje, podes ter a certeza, és tu, somos nós, é a Igreja de todos os que o procuram. Sempre a ir mais longe. ALELUIA !


3 comentários:

Maria-Portugal disse...

Como é costume peço o arranjo das letras...Agradecida...e espero q continue melhor!

um irmão. disse...

Santa tarde...

Andei ausente por estes lados, só agora vi o pedido.. desculpe e tabem pela foto apagada por aselhice minha, coloquei outra para não ficar sem nada...

Nele que é a nossa Páscoa...

Maria-Portugal disse...

A foto até é mais adequada...mil mercis pelo arranjo das letras mais uma vez...