*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

domingo, 13 de abril de 2014

Retiro 37

Servir

A palavra de Deus
«Jesus disse: desligai-o e deixai-o ir»
Evangelho segundo São João Cap 11, vers 44
A meditação
Quanto mais homens se aproximam de Jesus, mais ele fica próximo dos seus irmãos. Porquê opor a oração à acção? Os grandes santos eram homens e mulheres de oração. O segredo da sua fecundidade espiritual encontra-se precisamente no coração a coração com Deus. São Domingos passava as suas noites em oração. Dom Bosco e madre teresa consagravam longas horas à oração para que fosse o Espírito Santo a agir na sai fraqueza.
Jesus pergunta aos próximos de Lázaro para que os desligassem das suas ligaduras. Eles tornaram-se assim cooperantes do Salvador. Jesus quis que a salvação do homem passe pelo homem. Ele tem necessidade de nós, mesmo se nos consideramos indignos e fracos. A nova evangelização avançará se os cristãos levarem a sério a oração e o serviço dos pobres. De outra forma os baptizados provocarão o riso e a desprezo.
Recordo-me dos gestos do meu Pai. Eles marcaram a minha vida de fé, de religioso dominicano e de padre. De manhã quando apanhávamos o comboio, ele gostava de deixar um cigarro do seu maço num canto para um vagabundo que passava por lá todas as manhãs. Quando a fuligem, na ocasião em que atravessávamos um túnel, vinha irritar os olhos de um passageiro, o meu Pai pegava no seu lenço e docemente a tirava. A experiência mais forte teve lugar aquando a explosão de uma garrafa de gás no nosso prédio. Os vizinhos olhavam por detrás das suas janelas. O meu Pai saiu sem hesitar, ele entrou no apartamento sinistrado e ajudou as pessoas a saírem. As palavras instruem. O exemplo ensina.

Para irmos mais longe com a Palavra

«Os Apóstolos Começaram a perguntar uns aos outros qual deles iria entregar Jesus.24Levantou-se entre eles uma discussão sobre qual deles devia ser considerado o maior.25Jesus disse-lhes: «Os reis das nações imperam sobre elas e os que nelas exercem a autoridade são chamados benfeitores. 26Convosco, não deve ser assim; o que fôr maior entre vós seja como o menor, e aquele que mandar, como aquele que serve. 27Pois, quem é maior: o que está sentado à mesa, ou o que serve? Não é o que está sentado à mesa? Ora, Eu estou no meio de vós como aquele que serve.»
Do Evangelho segundo São Lucas, Cap 22, vers 23-27

Sem comentários: