*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

sábado, 5 de abril de 2014

retiro 29

A cada um a sua cruz

A Palavra de Deus
«Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, dia após dia, e siga-me.
Evangelho segundo São Lucas Cap 9, vers23

A meditação
Cegos, não vemos nem conhecemos grande coisa, e no princípio, talvez, nós mesmos: e quando de queda em queda, tal acontecimento lança uma luz mais crua, vemo-nos como Adão e Eva, tão nus (*), vemo-nos tão pobres, que grande é a tentação de fuga e pegar na máscara. Mas o que temos de levar é uma cruz, a nossa e não uma outra: a cada um a sua cruz. Grande também, talvez, a tentação de odiar este rosto para nós imprevisto. Existe a falsa lucidez do que não poupa as palavras, que crê demasiado bem saber com quem está lidando, a náusea ao espelho.
Mas levar a sua cruz apenas é possível ao que amamos, quer dizer humildemente, quer dizer sabendo que o perdão é sempre oferecido. A nossa vida, a nossa pessoa inteira está em dores de parto, e por vezes dobramo-nos sob o peso da cruz.

Mas a nossa vida, toda a nossa pessoa está despojada na mesma medida, liberta de todo o que entrava pelo perdão de Deus.

A cada um a sua cruz? A cada um a sua, porque carregá-la ou não enfrenta a livre escolha de cada um. Mas cruz que apenas se pode carregar, porque um outro antes de nós, carregou a sua e com ela todas as nossas. ;o peso da nossa cruz que um Simão Cireneu, talvez ao nosso lado, saberia alivia-la um pouco.
A cada um a sua cruz? A cada um, sobretudo, a sua pessoa e a sua vida, mais capaz do que algumas vezes podemos acreditar de amor, de beleza e de dom; cada um único e insubstituível, cada um que tem um preço aos olhos do Senhor: a cada reergue, receber a graça das graças, o amor de si próprio.

Para irmos mais longe com a Palavra
20Em verdade, em verdade vos digo: haveis de chorar e lamentar-vos, ao passo que o mundo há-de gozar. Vós haveis de estar tristes, mas a vossa tristeza há-de converter-se em alegria! 21A mulher, quando está para dar à luz, sente tristeza, porque chegou a sua hora; mas, quando deu à luz o menino, já não se lembra da sua aflição, com a alegria de ter vindo um homem ao mundo. 22Também vós vos sentis agora tristes, mas Eu hei-de ver-vos de novo! Então, o vosso coração há-de alegrar-se e ninguém vos poderá tirar a vossa alegria.
23Nesse dia, já não me perguntareis nada. Em verdade, em verdade vos digo: se pedirdes alguma coisa ao Pai em meu nome, Ele vo-la dará. 2

Evangelho segundo S João, cap 16, Vers 20-23

Retiro quaresmal dos Dominicanos de Lille (tradução AL e MJB)
Citações da Bíblia dos Capuchinhos

1 comentário:

vp disse...

A Cruz.. e tanto que ela pesa em certos momentos da vida... misericórdia Senhor pelo teu povo...

Nele que nos ajuda a carregar as nossas...

Santo fim de semana...