*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Reconstrói a minha igreja...

O padre franciscano Thomas Washburn, secretário executivo da Conferência, forneceu ao National Catholic Reporter um texto com o discurso de Rodríguez. Via email Washburn disse que os franciscanos convidaram Rodríguez para falar no encontro semestral pelo fato de ele ser membro de uma das ordens com províncias sediadas em Nova York.
Embora o cardeal seja membro de uma outra ordem religiosa, os Salesianos de Dom Bosco, referia-se a si mesmo durante o discurso como sendo franciscano e até vestiu o hábito castanho tradicional deles.
Rodríguez deu início à sua fala mencionando que São Francisco teria tido uma aparição de Cristo em que este lhe dizia  para “reconstruir minha Igreja”. Rodríguez falou que o santo do século XIII “causou grande escândalo” entre os líderes da Igreja que queriam “manter seus privilégios”.
Ao afirmar que o papa está criando uma “nova forma de ser Igreja”, Rodríguez disse que Francisco “se sente chamado a construir” uma Igreja que, entre outras coisas, esteja:
• “ao serviço deste mundo ao ser fiel a Cristo e a seu Evangelho”;
• “liberta de toda a espiritualidade mundana”;
• “liberta do risco de se preocupar consigo mesma, de se tornar [uma instituição] da classe média, de se fechar em si mesma, de ser uma igreja clerical”;
• que seja capaz de “oferecer-se como um espaço aberto no qual todos nós possamos nos encontrar e reconhecer uns aos outros porque há lugar para o diálogo, a diversidade e o acolhimento nela”;
• e uma Igreja que dê “justa atenção e importância às mulheres tanto na sociedade como nas  suas próprias instituições”.
Rodríguez terminou a sua fala relacionando diretamente a mensagem de Deus dada a São Francisco com o actual pontífice.
“Hoje, assim como no passado, o Senhor chamou o Papa Francisco e pediu-lhe exatamente a mesma coisa que pediu em Assis”, declarou Rodríguez.
Quando perguntado sobre o que o mesmo Rodríguez quis dizer quando falava que o Papa Francisco estava a reconstruir a Igreja, Washburn disse ser através de gestos como o lavar os pés de prisioneiros e abraçar as pessoas deficientes após suas audiências na Praça de São Pedro.
“Estes momentos não são apenas para se mostrar ou algo assim; eles são gestos reais com a força, poder e autoridade de encíclicas, talvez com ainda mais poder do que estas”, disse Washburn.
No seu discurso, Rodríguez também falou aos franciscanos para assumirem certas prioridades nos seus ministérios, incluindo:
Ser missionários junto daqueles que não estão familiarizados com a Igreja ou com os ensinamentos cristãos;
• trabalhar para os pobres;
• manifestar-se contra a violência e destruição do meio ambiente;
• e dialogar com as outras religiões, especialmente com o Islão.

In IHU e adaptado ao português europeu
( Imagem de Cristo, encontrada na guerra de 14-18, na  Flandres ,sem pernas e hoje no mosteiro da Batalha )

Sem comentários: