*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Em Jericó,o homem pequenino


(J.J. Tissot)
Mais uma memória da Terra Santa 
Em Jericó,o homem pequenino...
Foi suave, para nós peregrinos,entrar pela tarde particularmente quente, em Jericó.Ao deserto escaldante (50º à sombra) seguia-se um fresco e verde oásis.As palmeiras e tamareiras sucediam-se projectando sombras benfazejas no solo sobreaquecido.

Nessa tão idosa Jericó entrou Jesus, quando subia a Jerusalém com os discípulos e a imensa multidão, que os acompanhava. Antes havia curado o cego persistente, que ao sabê-lO perto não obedeceu às vozes que o queriam calar e gritou ainda mais por Jesus,até que a sua Fé obteve a cura e O seguiu cantando os louvores de Deus.

Zaqueu,rico e chefe dos odiados cobradores de impostos vivia em Jericó e era de tão baixa estatura, que para conhecer Jesus,que atravessava a sua cidade,correu á frente da multidão e subiu pelos galhos da frondosa árvore,esperando satisfazer a sua curiosidade. De facto a fama dos seus milagres precedia o Mestre e isso impressionava o homem pequenino, sem certamente o fazer pensar no surpreendente encontro que ia ter com Jesus. Sim,só com imensa surpresa poderia aquele endurecido coração esperar que Jesus o iria olhar e chamar pelo seu nome:-Zaqueu e acrescentar ainda-desce depressa, vou ficar em tua casa.

O convite de Jesus também surpreendeu a multidão. Já havia tentado impedir o cego de se aproximar de Jesus e agora com uma falsa piedade murmuravam – Como vai alojar-se em casa de um pecador e sujeitar-se a contrair a impureza ritual ?. Para os discípulos não constituía novidade.Não sabiam eles,já tão bem, que o Mestre afirmara que vinha para as ovelhas perdidas da casa de Israel? Não falara de procurar a ovelha perdida até a encontrar? Zaqueu, refeito da surpresa não cabia em si de alegria e converteu-se a Jesus.

Como diz o sermão da Sexagésima do Padre António Vieira:“

Sempre Deus está pronto da Sua parte,como o sol para aquentar e com a chuva para regar, com o sol para alumiar e com a chuva para amolecer, se os nossos corações quiserem”.

Naquela hora efectivamente tudo se transformou para Zaqueu . Entregou metade dos seus bens aos pobres e restituiu em quadrupulo (mais mesmo,que a lei de Moisés lhe ordenava) quem havia defraudado. Jesus disse-lhe então: ”A salvação entrou nesta casa”.

A resposta de Zaqueu ao desafio de Jesus ,que actuara indiferente ao seu estatuto de marginalidade, havia restaurado a sua ligação à comunidade dos filhos de Abraão. E à alegria de Zaqueu correspondeu a alegria do céu, onde há mais alegria por um pecador que se arrepende,que por noventa e nove justos que fazem penitência, estagnados, muitas vezes, no religiosamente correcto.

2 comentários:

Maria-Portugal disse...

Quando da minha primeira visita a Israel,em peregrinação,nos anos 80.publiquei algumas memórias no jornal da Paróquia...esta é uma delas...nesta semana gosto particularmente de recordar.

vp disse...

Também sou de "baixa estatura" e em tempos subia às árvores não para ver o Jesus das teorias mas aquele que se revelava no canto dos passarinhos, do sol a brilhar, do horizonte onde as andorinhas voavam livres… eram tempos de coração criança… hoje já não me atrevo a subir às árvores, mas não quero desistir de continuar a subir ao colo do Pai, ainda que tenha perdido a inocência de criança… sei que Ele me vê nesse olhar de compaixão, mesmo no meio da multidão como Zaqueu… só essa certeza e esperança me impede de desistir no meio de tantas lutas… Sei também que aqui neste espaço e lá longe naqueles claustros de tantas saudades, outros que buscam esse mesmo colo do Pai também estão perto na comunhão da oração e na partilha espiritual e tb material…não fora tal condição de pardalito do Pai tão amado por todos junto ao Pai e não sei não se experimentaria alguma vez o colo do Pai como tantas vezes tenho experimentado… embora desça mais depressa do que suba… é que o coração e a asas deste pardal andam a precisar muito do toque da misericórdia… teimoso e casmurro que nem um asno… fora eu humilde como aquele que subiu Jesus a Jerusalém….confiemos… nunca duvidar do poder da Redenção… nunca…

(.. sinto tb saudades de Israel.. bela viagem aquela que fiz pela missão... vim cheio ...)

Nele que é Misericórdia...