*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

quinta-feira, 6 de março de 2014

Retiro na cidade- 2

DEIXA DEUS JUNTAR-SE À TUA CARNE

A Palavra de Deus

Jesus estendeu a mão, tocou o leproso e disse-lhe: «eu quero, sê curado!» Nesse instante, ele ficou curado da lepra.
(Evangelho segundo São Mateus, Cap8, Vers 3)

A meditação:
No seu quarto uma criança está febril. A sua irmã aproxima-se, e num gesto brusco, ele mantêm-na à distância. De mão pousada na testa do menino, a mãe preocupa-se com o seu estado. O seu gesto é doce, toca ao de leve e entende tudo. O gesto não é mágico, e no entanto a relação é calmante: que paz naquela mão!
Um outro coloca a mão sobre mim? Este é muitas vezes o primeiro receio que me assalta diante de um possível contacto que eu não previ. Os reflexos reagem para me proteger. Eles isolam-me, igualmente. Por vezes, eu posso recusar Deus com um gesto, um pensamento como se ele me fosse atacar, a mim que me quero autónomo. No entanto, a mão delicadamente pousada na mão de um sofredor, a testa pousada no ombro do seu apaixonado, os abraços dos amigos que se reencontram depois de afastados ou de uma reconciliação, todos estes contactos são sinais muito sensíveis da presença tranquila do outro. Como se o contacto aceite se tornasse a marca da relação de confiança, da atenção e do respeito da pessoa em todo o seu ser
Jesus toca as línguas, nos ouvidos, nos olhos, nas mãos. Ele toca os nossos corpos nos sacramentos por gestos acompanhados pelas palavras. Jesus continua estes contactos que iniciou. Não são gestos mágicos. Nenhum fluido, nenhuma energia bioquímica sai do seu corpo. Mas a presença muda tudo. Poderá ela desarmar os meus medos e libertar-me da minha solidão da minha autodefesa?

PARA IR MAIS LONGE COM A PALAVRA:
E traziam-lhe crianças para que lhes tocasse, mas os discípulos repreendiam aos que lhos traziam.
Jesus, porém, vendo isto, indignou-se, e disse-lhes: Deixai vir a mim as criancinhas, e não os impeçais; porque deles é o reino dos Céus.
Em verdade vos digo que quem não receber o reino de Deus como uma criança, de maneira nenhuma entrará nele.
E, tomando-o nos seus braços, e impondo-lhes as mãos, os abençoou.

Marcos 10:13-16


(Tradução do Retiro Quaresmal dos Dominicanos de Lille por Ana Loura)

3 comentários:

Ana Loura disse...

Maria, amanhã vai ser um dia muito complicado. Receio não conseguir fazer a tradução. Podes?

Maria-Portugal disse...

Au plaisir d'aider...rsrsrsr ok

um irmão. disse...

Grato Ana...