*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

quarta-feira, 5 de março de 2014

Retiro na Cidade- 1

DEIXA DEUS ENTRAR EM TUA CASA

A Palavra
«Quando rezares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora a teu Pai que está lá em segredo.»
Evangelho segundo S. Mateus Cap6, Vers 6 

A meditação

O ciclista vai lançar-se e a criança na sua trotinete está a tentar o seu primeiro arranque. E como eles, cabe a mim lançar-me hoje no caminho. Talvez eu já esteja em equilíbrio, ou talvez não. Mas o meu apoio, eu conheço-o: por arranques¬ sucessivos, a Palavra de Deus me fará avançar, eu deixarei que me levante, que me conduza mais longe.
Hoje, talvez, você jejue. Ou talvez não. Provavelmente irá celebrar a entrada na Quaresma através da liturgia que nos recorda que somos pequenos diante da vida, pequenos diante de Deus. Ou talvez, também, não. Porque está longe, porque é um pouco estranho ou desusado. No outro extremo da Quaresma, na Páscoa, uma outra liturgia nos lembrará que somos grandes. Mesmo muito grandes, pois chamados a viver coisas grandes com Deus. O importante hoje é ouvir o o apelo a subirmos ao nosso quarto interior, aquele onde encontramos o recolhimento (segredo) e o silêncio.
«Entra no teu quarto mais retirado» diz-nos Jesus. Mas estarei eu bem familiarizado com o caminho que me leva lá? Não terei eu um pouco de medo de encontrar lá o que não gostaria muito de ver: a mais clara consciência dos meus fechamentos, dos meus antolhos? Claro! E é por isso que Deus marca para lá encontro connosco. O que está escondido em nós, aquilo de que não nos orgulhamos muito, é o que Deus quer vir modelar mais uma vez.
Felizmente há mais do que isso, pois também estão ali as memórias felizes da presença recíproca na oração, os nossos espantos diante a atenção de Deus, o reconhecimento pela sua paciência face aos nossos pecados. Também fazemos muito bem ao lembrarmos isso. Estas belas realidades pertencem também à nossa história pessoal.
Portanto entremos. A intimidade da oração necessita que eu me retire: ali não estou a representar, levanto a minha máscara. « Aferrolha a porta»: uma vez dentro da minha cela interior, nesse quartinho da alma, não preciso de ficar só, mas deixar Deus entrar. Essa porta aferrolhada deve abrir-se, as minhas muralhas interiores devem ruir. Deus estará em sua casa na minha casa. 

PARA IR MAIS LONGE COM A PALAVRA

Eu, a todos os que amo, mostro-lhes os seus erros e corrijo-os. Sê zeloso e arrepende-te. Eis que estou à tua porta, e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, eu entrarei em sua casa; comerei com ele e ele comigo. Ao vencedor, dar-lhe-ei que se sente ao meu lado no meu Trono, como eu mesmo após a minha vitória, me sentei com meu Pai no seu Trono.
Apocalipse, Cap 3, vers 19-21

(tradução de Ana Loura do retiro Quaresmal dos Dominicanos de Lille)

4 comentários:

Maria-Portugal disse...

Obrigada,Ana...mais uma vez o retiro dos freis de Lille a abrir-nos a porta para a caminhada até ao Ressuscitado...

Maria-Portugal disse...

Obrigada,Ana...mais uma vez o retiro dos freis de Lille a abrir-nos a porta para a caminhada até ao Ressuscitado...

vp disse...

Obrigado Ana... boa Quaresma para todos..


Nele que nos ofertou o seu Filho Amado...

Anónimo disse...

Continuas a dar o máximo de ti, Ana, com esforco, boa vontade e creio que com alegria também. E ajudas assim a que percorramos o tal corredor que nos leva ao quarto mais afastado, onde mesmo assim tantas vezes o ruido penetra. Bem hajas!
Uma Quaresma bem vivida para todos.
Lila