*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

sexta-feira, 14 de março de 2014

Retiro 9


O passo


«Se Tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo…»
Mateus 4, 6



A meditação

Jesus recua, à beira do precipício. Um passo atrás, para um outro passo em frente. É com humildade que vos falo da minha vida que não foi de plena felicidade. Mas eu perdoo às pessoas que me fizeram muito mal.
Infância, espancada por nadas que fizeram com que roubasse, mentisse. Pelo menos a pancada eu já a recebia por qualquer coisa, era o que eu me dizia. Claro que eu tinha consciência do acto que eu cometia, mas não tinha qualquer vontade de lutar, de dizer não. Claro que isso não é desculpa nenhuma. Mas depois de todos esses anos, eu questiono-me cada vez mais.
À força de me trabalhar, agora, sou capaz de me dizer que já não é preciso deixar-me manipular como uma marioneta, pois aprendi a afirmar-me, a saber o que quero fazer da minha vida sem que me seja dito. Sei dizer não sem maldade mas com firmeza e conto continuar neste caminho mesmo que à minha volta todos não me compreendam.
Pois quero provar que não sou aquela mulher que fez tanto mal. O meu arrependimento é muito grande, e é aqui que tomei consciência da minha fragilidade. Não é uma desculpa para os erros que cometi, mas aprendi muito com esses erros imperdoáveis. 
Peço perdão. No fundo do meu coração nunca esquecerei o mal que fiz e que me corrói cada dia. Mas hoje posso dizer que o meu olhar sobre a vida que me resta a viver será completamente outro. Deus ajudou-me a dar o passo atrás, para que dê outro à frente.

Para irmos mais longe com a Palavra

«11Na verdade, esta Lei, que hoje te prescrevo, não é muito difícil para ti nem está fora do teu alcance. 12Não está no céu, para se dizer: ‘Quem subirá por nós até ao céu e no-la irá buscar para a escutarmos e praticar-mos?’ 13Não está tão pouco do outro lado do mar, para se dizer: ‘Quem atravessará o mar e no-la irá buscar para a escutarmos e praticarmos?’ 14A Lei está muito perto de ti, na tua boca e no teu coração, para a praticares. 15«Repara que coloco hoje diante de ti a vida e o bem, a morte e o mal. »

(citações bíblicas da Bíblia on-line Capuchinhos)


Tradução do Retiro Quaresmal dos Dominicanos de Lille (por ALoura)

3 comentários:

Maria-Portugal disse...

Tb é bom meditar com as traduções da A.Loura para irmos percorrendo os dias da pré Páscoa e perguntarmos para dentro de nós mesmos...será q melhorei alguma coisa mesmo poucochinho ?
Já vamos no 9º dia....

Maria-Portugal disse...

O "leitmotiv" mudou .

Cá dentro agora canta assim :

Santa Mãe,muito vos peço que em minha alma fique impresso meu amor ao Redentor

vp disse...

Andamos sempre muito perto do precipício com o nosso coração que rebelde corre atabalhoadamente sem se dar conta que ele está ali mesmo à frente pronto a tragar a alma de barro que nos forma cheia da beleza de Deus mas ainda na espera das últimas moldagens que farão de nossos vasos de ouro… Felizmente que Ele está ali perto também do precipício para nos salvar….!

Santo Sábado de Quaresma… Nele que deu o seu amado Filho por cada um de nós...