*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

sábado, 8 de março de 2014

Retiro 4


Tradução do retiro quaresmal dos Dominicanos de Lille (by Ana Loura)
Deixa-te levar pela alegria 


A PALAVRA DE DEUS
Chegaram pessoas que traziam a Jesus um paralítico transportado por quatro homens. Vendo a fé deles, Jesus disse ao paralítico: «Meu filho, os teus pecados estão perdoados.
Evangelho segundo S. Marcos, Cap 2, Vers 3-4 

A MEDITAÇÂO
J'ai trouvé une astuce pour gagner immanquablement au loto. Bien sûr, si je vous la révèle, elle tombe à l’eau. Je préfère la tenir bien secrète. 

Encontrei uma artimanha para ganhar invariavelmente a lotaria. Claro que, se vos la revelar ela vai por água abaixo. Prefiro guardá-la bem em segredo. Mas eu tenho outro tesouro, muito mais real: a oração. Tenho tudo a ganhar ao divulgar esta riqueza. Quando experimento o tesouro da paciência de Deus diante do meu pecado, eu quero dar a conhecer esta alegria de o receber. Quando meço como a presença de Deus eleva, eu desejo transmitir essa força que dele vem.

Transmitir, dar a conhecer a relação com Deus na oração, o seu perdão sem condições, anunciar o tesouro do surgimento da vida e da recuperação de cada pessoa. Não somente nada me será retirado deste dom que recebi, mais a alegria me empurra a fazê-lo descobrir.

Essas pessoas que levam um paralítico foram tocados pela força de Jesus. Eles não regressam tristes mas voltam cheios de audácia para que este tesouro toque também outro que parece ter tanta necessidade como eles: um pequeno chamado à mesma grandeza.

O meu relacionamento íntimo com Deus, presença de Jesus mais próxima de mim, alarga-se se eu a puder partilhar. É esta experiência da oração em comum, a experiência de não guardar para nós estas graças, estes dons que recebemos.Depois experimentar como a alegria um pouco louca de mil crianças felizes, girando nas suas trotinetes, numa manhã de Primavera em direcção ao Sol nascente.

Para se ir mais longe com a Palavra:

6) Ora, entre os assistentes havia escribas que se puseram a pensar consigo mesmos: 
(7) - "Como é que esse homem tem coragem de dizer isso? Indiretamente ele blasfema atribuindo-se um poder divino, pois quem pode perdoar pecados senão Deus?" (SI 103,3; Is 43,25) 
Começaram assim os chefes do povo a criar no coração resistência a Jesus, a seus ensinamentos e à sua ação renovadora. (8) Vendo Jesus em sua onisciência o que eles pensavam, interpelou-os: - "Por que esses pensamentos maldosos no seu coração? (9) Digam-me, na opinião de vocês qual destas duas coisas é mais fácil: dizer ao paralítico 'seus pecados estão perdoados' ou mandar 'levante-se, tome seu catre e ande? Vocês crêem que eu fiz a parte mais fácil porque não pode ser averiguada. (10) Pois bem, para saberem que o Filho do Homem tem aqui na terra o poder de perdoar os pecados, (disse ao paralítico:) (11) ordeno a você: 'levante-se, tome o seu catre e vá para a sua casa'!" (12) No mesmo instante aquele homem pôs-se de pé, tomou seu catre e saiu à vista de todos, de sorte que, com exceção dos escribas fechados num silêncio calculado, todos os presentes se encheram de assombro e glorificavam a Deus, dizendo: 
- "Nunca vimos coisa igual: um ser humano perdoar pecados, restituir a saúde num instante e ler os pensamentos do coração!" 

Evangelho segundo São Marcos Cap 2, Vers 6-12 



1 comentário:

vp disse...

O caminho com Deus passa sempre pelo irmão ou irmã isso é inquestionável....

Bom retiro sim este... grato Ana...

Santo Domingo Nele que nos leva ao encontro dos outros para nos encontrar na sua misericórdia....