*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

sábado, 22 de março de 2014

retiro 17


Ele, Jesus, só: o maior

A Palavra de Deus
«8Erguendo os olhos, os discípulos apenas viram Jesus e mais ninguém.»
Evang. Segundo S. Mateus, Cap 17, Vers 8

A meditação

A transfiguração de Jesus é apresentada por Mateus em estreita ligação com as revelações recebidas no Sinai por Moisés e Elias, sendo o primeiro o rosto da Lei, e o segundo o dos Profetas. Jesus veio para cumprir a lei e os profetas. Não os vem abolir, e é por isso que ele conversa com Moisés e Elias, mas ele é «o maior», pois ele é o Filho, o que precisamos escutar, e não aquele que se contenta em transmitir uma palavra recebida. Ele é o autor da Lei, da lei nova e definitiva.
Depois de terem contemplado em Jesus o cumprimento da Lei e dos Profetas, os discípulos apenas o vêm a ele, apenas Jesus. Devemos de examinar as escrituras, ler a Bíblia para percebermos nela a voz de Deus, depois deixarmos o Livro e ficarmos na presença dele, de Jesus, apenas.
Pois para os cristãos, a referência última das suas vidas e dos seus actos não um texto mas uma pessoa, ele, Jesus, só. É na relação de cada um e de cada uma de nós com ele que podemos discernir o que é bom. (*)
Reconhecer esse absoluto primado de Cristo, não é depreciar Moisés e Elias, os ensinamentos dos Profetas e dos Apóstolos. Nem tampouco considerar as outras religiões com sobranceria. É ele «o maior», nem a Bíblia nem a Igreja. De uma forma misteriosa, ele é mediador da salvação para todos os homens, mesmo para aqueles que não o conhecem.

*Epístola aos Romanos, Cap 12, vers 2

Para irmos mais longe com a Palavra
28Moisés permaneceu junto do SENHOR quarenta dias e quarenta noites, sem comer pão nem beber água. E escreveu nas tábuas as palavras da aliança, os dez mandamentos.  29Moisés desceu do monte Sinai, trazendo na mão as duas tábuas do testemunho. Não sabia, enquanto descia o monte, que a pele do seu rosto resplandecia, depois de ter falado com Deus. 30Quando Aarão e todos os filhos de Israel o viram, notaram que a pele do seu rosto se tornara resplandecente e não se atreveram a aproximar-se dele.
31Moisés, porém, chamou-os; Aarão e todos os chefes da assembleia foram ter com ele, e ele falou-lhes. 32Em seguida, aproximaram-se todos os filhos de Israel, aos quais transmitiu todas as ordens que tinha recebido do SENHOR, no monte Sinai.
33Depois de ter acabado de falar com eles, Moisés cobriu o rosto com um véu. 34Ao entrar para estar na presença do SENHOR e falar com Ele, Moisés retirava o véu até sair. Então, depois de sair, comunicava aos filhos de Israel as ordens recebidas.

Êxodo, cap 34, Vers 28-34

Tradução do retiro quaresmal dos Dominicanos de Lille, por AL
referências bíblicas da Bíblia on-line dos Capuchinhos

3 comentários:

vp disse...

Não é por acaso que tantas vezes digo que a melhor chave hermeneutica para conhecer a Palavra é o próprio Jesus... o que de certa forma é escaândalo lá para os lados das teologias... uma vez discuti isso com um prof e nem queiram saber como a coisa ateou na sala...

Santo fim de semana

Nele que se revela a quem quer, como quer e onde quer...

Maria-Portugal disse...

gosto muito desta semana de meditação...como Jesus disse este frade é um dos :Que tira dos seus tesouros coisas novas e velhas. (Mateus, XIII, 51 e 52)

Espero q já esteja mais apaziguado dos seus sofrimentos .Abraço amigo.

vp disse...

Dorido mas algumas melhoras sim, grato pelo cuidado...

Santo Domingo

Nele que nos ama..