*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

sexta-feira, 21 de março de 2014

Retiro 16

Retiro Quaresmal dos Dominicanos de Lille (tradução de AL)

Citações bíblicas da Bíblia on-line dos Capuchinhos


Parar o tempo

A Palavra de Deus

«façamos três tendas»

Evangelho segundo S Mateus Cap 17, vers 4

A meditação

Quando vemos alguém fazer um gesto bonito, tomar uma atitude bonita, poderíamos ter a vontade que tudo pare, para ficarmos a contemplar. Mas se tudo parasse, deixaria de ser um gesto humano, é alguém que está a fazer pose. O texto da Transfiguração coloca particularmente o ênfase essa tentação de fazer parar o tempo diante da beleza: «façamos três tendas» exclamou Pedro contemplando Jesus em companhia de Moisés e de Elias. Façamos três tendas e paremos tudo, façamos de forma a que isto dure o máximo tempo possível. É precisamente este desejo de fazer parar o tempo que faz com que a experiência pare e que voltem a encontrar-se na presença de jesus, “apenas”, na presença de Jesus como habitualmente. Pedro quis prolongar a experiência espiritual indizível em que estavam mergulhados ao testemunharem a oração de Jesus, espectadores da sua relação com o seu Pai: isso bastou para que a sua experiência passasse. Ela foi necessariamente fugaz, ao quererem prolongar a experiência interromperam-na.
Na nossa oração, pode acontecer que sejamos agarrados por uma palavra, ou por um silêncio particularmente profundo. Demos graças a Deus por estes momentos, mas não paremos para os degustarmos com gulodice. E não imaginemos que são os únicos momentos em que Deus nos acompanha. Jesus partilhou a vida quotidiana dos três discípulos todos os dias durante vários anos, e isto alimentou tanto a fê deles como a experiência única no alto da montanha da transfiguração.

Ir mais longe com a Palavra

1Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e seu irmão João, e levou-os, só a eles, a um alto monte. 2Transfigurou-se diante deles: o seu rosto resplandeceu como o Sol, e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz. 3Nisto, apareceram Moisés e Elias a conversar com Ele. 4Tomando a palavra, Pedro disse a Jesus: «Senhor, é bom estarmos aqui; se quiseres, farei aqui três tendas: uma para ti, uma para Moisés e outra para Elias.» 5Ainda ele estava a falar, quando uma nuvem luminosa os cobriu com a sua sombra, e uma voz dizia da nuvem: «Este é o meu Filho muito amado, no qual pus todo o meu agrado. Escutai-o.»
Evang segundo S Mateu, Cap 17, Vers 1-5



1 comentário:

vp disse...

.. a eterna tentação das tendas... e quem não gostava de ficar eternamente lá no monte da Transfiguração... até eu, não me ralava mesmo nada, mas há que descer sim, e isso sem sombra de dúvidas se dúvidas existissem olhem as palavras de Jesus aos 3…. Viver a caminhada alheado dos outros nem sombra seria do Evangelho... e Francisco deixa isso bem claro:

“O encontro com Deus na oração leva-nos novamente a descer da montanha e voltar para baixo, à planície, onde encontramos tantos irmãos com o peso do cansaço, das injustiças, pobreza material e espiritual”, (durante a oração do Ângelus)…