*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

quinta-feira, 20 de março de 2014

Retiro 15

Retiro quaresmal dos Dominicanos de Lille (tradução por AL)

Glorificai Deus no vosso corpo

A Palavra de Deus

15Não sabeis que os vossos corpos são membros de Cristo? …Glorificai, pois, a Deus no vosso corpo.

Primeira Carta aos Coríntias cap 6, Vers 13 e 20

A meditação

Na tradição cristã, se podemos falar da glória do corpo humano, não é como se faz publicidade aos produtos de beleza ou aos ginásios. Se existe a glória do corpo, é porque ele foi criado por Deus, porque o temos em comum com Jesus, e porque é destinado a entrar na glória de Deus. Longe de encorajar a ideia do desprezo do corpo, a fé cristã faz-nos perceber, se assim quisermos, a sua dignidade. Um dia, é com o nosso próprio corpo, no nosso corpo, que apareceremos diante de Deus. Um concilio afirmou, em 1215: «todos ressuscitarão com o corpo que têm agora»
E isso é a fonte de uma exigência radical. Se o corpo humano não é um envelope descartável, uma condição passageira, mas o templo do Espírito Santo, precisamos considera-lo com respeito, cuidar dele sem fazermos dele um ídolo.
Se desprezo o meu corpo, rejeito a minha humanidade, que tenho em partilha com Cristo. Em Jesus, um corpo humano pode manifestar o que é Deus: «quem me vê, vê o Pai» (*) E o meu próprio corpo, que dá ele a ver? As minhas angústias, o meu sonho de ser alguém diferente? Os traços dos meus excessos? A liberdade que suscita a confiança em Deus? Uma beleza que encontra a sua fonte na beleza do Pai? Se a beleza de um gesto ou um sorriso inesperado pode ter alguma coisa de impressionante, se a nobreza expressa por um corpo pode impor o silêncio, não é porque então um reflexo de salvação, da libertação por Deus, transparece na carne? O essencial não é buscar ser belo, mas de ser bom. Seremos por causa disso transfigurados.

Para irmos mais longe com a Palavra
12«Tudo me é permitido», mas nem tudo é conveniente. «Tudo me é permitido», mas eu não me farei escravo de nada.
13Os alimentos são para o ventre, e o ventre para os alimentos, e Deus destruirá tanto aquele como estes. Mas o corpo não é para a impureza, mas para o Senhor, e o Senhor é para o corpo. 14E Deus, que ressuscitou o Senhor, há-de ressuscitar-nos também a nós, pelo seu poder.
15Não sabeis que os vossos corpos são membros de Cristo? Iria eu, então, tomar os membros de Cristo para fazer deles membros de uma prostituta? Por certo que não! 16Ou não sabeis que aquele que se junta a uma prostituta, torna-se com ela um só corpo? Pois, como diz a Escritura: Serão os dois uma só carne. 17Mas quem se une ao Senhor, forma com Ele um só espírito. 18Fugi da impureza. Qualquer outro pecado que o homem cometa é exterior ao seu corpo, mas quem se entrega à impureza, peca contra o próprio corpo.
19Não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, porque o recebestes de Deus, e que vós já não vos pertenceis? 20Fostes comprados por um alto preço! Glorificai, pois, a Deus no vosso corpo
.
Da Primeira Epístola aos Coríntios, Cap 6, Vers 12-20


Citações bíblicas da Bíblia on-line dos Capuchinhos

3 comentários:

Maria-Portugal disse...

lindo texto...essa espiritualidade de desprezo do corpo está a desaparecer...pois ele é templo do ES.

Anónimo disse...

Durante quantos seculos o corpo foi considerado como um fardo, um entrave que convinha esconder, disfarcar, esquecer...?
Felizmente que de novo é considerado como o precioso veiculo do Amor, nas maos que se estendem, nos bracos que se abrem, para o trabalho e para o acolhimento, nos ventres que dao forma e continuidade á vida.
Bom corpo, fiel amigo, parte integrante de mim, pouco importa se és mais novo ou mais velho, mais ou menos belo, mais ou menos vigoroso.: Sejas tu como fores, estejas como estiveres, obrigada por seres o que és, se eu nao te impedir por minha fraqueza: expressao e voz de Deus entre os meus iguais.

Lila

vp disse...

Irmãs.. Irmã Lila que bom escutá-la.. espero que esteja melhor...

Nele que encarnou no Filho...