*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

quarta-feira, 19 de março de 2014

Retiro 14


Retiro quaresmal dos Dominicanos de Lille

A glória e o sofrimento


A palavra de Deus

«Mas Tomé respondeu-lhes: «Se eu não vir o sinal dos pregos nas suas mãos e não meter o meu dedo nesse sinal dos pregos e a minha mão no seu peito, não acredito.»

Evangelho segundo S João cap 20, vers 25

A Meditação

Quando Jesus ora na montanha não deixa a nossa condição humana. É o seu corpo que irradia luz. Quer isto dizer que na Transfiguração, os discípulos contemplaram por antecipação o corpo glorioso, o corpo do Cristo ressuscitado? Não, pois há uma grande diferença entre o corpo transfigurado e o corpo do Ressuscitado, uma diferença que nunca teríamos inventado se os evangelhos não o testemunhassem. O corpo transfigurado não é o corpo glorioso, pois não tem em si os estigmas, as marcas da Paixão. A ressurreição não apagará estas marcas do sofrimento: bem pelo contrário, é com essas marcas que Cristo entrará na glória do Pai.
Primogénito de uma multitude de irmãos (*), ele atesta que nós não temos que ter vergonha das marcas do nosso sofrimento, que não temos que sonhar que elas desaparecerão pela graça de Deus. O que de difícil e doloroso vivemos será transfigurado, será acolhido na luz de Deus. A salvação não é um passe de magia que fará como se não tivéssemos sofrido. No Seu Filho, Deus vem partilhar o sofrimento humano e liga-lo à sua misericórdia. E as marcas deixadas pela Paixão, marcas que poderiam indícios para a convicção para acusarmos os discípulos de sua traição, tornam-se em pontos de apoio à fé de Tomé que exclamou «Meu Senhor e meu Deus» (**)
Sonhamos com o desaparecimento de todo o sofrimento, e Deus vem salvar-nos acolhendo-o nEle.

• Carta aos Romanos, Cap 8, Vers 29
• ** Evangelho segundo São João, Cap 20, Vers 27

Para irmos mais longe com a Palavra

24Tomé, um dos Doze, a quem chamavam o Gémeo, não estava com eles quando Jesus veio. 25Diziam-lhe os outros discípulos: «Vimos o Senhor!» Mas ele respondeu-lhes: «Se eu não vir o sinal dos pregos nas suas mãos e não meter o meu dedo nesse sinal dos pregos e a minha mão no seu peito, não acredito.»
26Oito dias depois, estavam os discípulos outra vez dentro de casa e Tomé com eles. Estando as portas fechadas, Jesus veio, pôs-se no meio deles e disse: «A paz seja convosco!» 27Depois, disse a Tomé: «Olha as minhas mãos: chega cá o teu dedo! Estende a tua mão e põe-na no meu peito. E não sejas incrédulo, mas fiel.» 28Tomé respondeu-lhe: «Meu Senhor e meu Deus!» 29Disse-lhe Jesus: «Porque me viste, acreditaste. Felizes os que crêem sem terem visto!»

Evangelho segundo S João, cap 20, Vers 24-29

Tradução de ALoura
Citações bíblicas da Bíblia online dos Capuchinhos

4 comentários:

vp disse...

" Sonhamos com o desaparecimento de todo o sofrimento, e Deus vem salvar-nos acolhendo-o nEle.".. ai Abba Paizinho, e este teu filho ainda não entendeu totalmente isto... mesmo pssando por esta borrasca do corpo e da espiritualidade no coraçãos empre cheio de dúvidas...!

Ana Loura disse...

se fosses só tu...Beijos

Maria-Portugal disse...

"A mais elevada vocação no reino de Deus é repartir com outros a própria contemplação e levar outros ao conhecimento experimental de Deus, que é concedido aos que o amam com perfeição."
Thomas Merton, Novas sementes de Contemplação
.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.
será q em todas as abadias trapistas se lê este monge trapista???

pergunta minha em 2004.

Anónimo disse...

Quando o Senhor der ordens ao mar e aos ventos, a borrasca deter-se-á. Ele sabe até onde aguentam as nossas forcas, nunca as excede.
Estamos consigo n'Ele
Lila