*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

terça-feira, 4 de março de 2014

O Escândalo Divino…!



Nestes dias em que a humanidade em mim se vai fazendo mais claridade veio-me à recordação este texto já publicado há algum tempo mas tão actual… permitam-me partilhá-lo mais uma vez...

Nunca havia imaginado um Deus a olhar aquele Ser que sou entre as suas mãos enquanto vai soprando sobre a minha cabeça, como quem deseja sacudir todo o pó que a temporalidade ali deixou acumular nessas camadas e camadas sobrepostas de certezas humanas que ao primeiro sopro divino, voam logo, esvaindo-se no Nada…!

E o único que consigo dizer ou fazer perante tal quadro da Sua Omnipotência, é juntar-me ao seu ECO que solta das suas entranhas divinas, esse CHORO da criança que desceu ao presépio das palhas com quem concorrem as obras-primas dos templos a Ele dedicados pelos homens…!

Hoje como ontem, esse CHORO tornou-se numa ameaça… para aqueles que desenharam a força como a única capaz de vencer, sentem como um insulto esse Deus que chora no corpo de uma criança; experimenta o sofrimento humano… abandona-Se deixando-se vencer no combate entre o AMOR e a Omnipotência…!

Esses eternos narcisos que andam a tentar queimar com as suas teologias aquelas palhas onde Deus dormiu fragilizado pelo frio e pela mortalidade dos homens, carregam corações e rostos como pedras inertes que olham fixamente para a água, como quem tenta recuperar a essência que lhes fora roubada pelo seu próprio reflexo que ali se tornou em prisão desses que ali se desvaneciam em olhares distorcidos pela ideia que ali se reflectia como se fosse uma realidade e não passava de ser apenas um reflexo do desejo mais escondido nos porões da vontade humana…!

Nem nas próprias mãos, onde bebem sôfregos a sua própria existência, como quem deseja acumular provisões dela eternamente, nem aí ela se deixa aprisionar, escorrendo-lhes por entre os dedos, resvalando pelos espaços que a liberdade cavou nos solos da Vida, onde corre em correntes estonteantes de criações…!

Quantos ainda a gritarem a mentira de que não existe no mundo lugar para a dor e para ser-se o que se é, sem medos, sem comoções, sem qualquer fuga que os defenda de encarar o rosto da dor que neles carregam…! Quantos ainda a venderem a sua própria humanidade para se tornarem a imagem do desejo, pagando o preço das máscaras que lhes esconderão os esgares da dor que nunca acolheram como parte da própria vida, mesmo sabendo que ela é um dos caminhos que os libertará da imagem que esconde a sua verdadeira imagem de homens e mulheres que são…!

Quem gosta de ver reflectidas nesse espelho de água, (a realidade), as cicatrizes que lhe cobrem o rosto da alma…!

Nunca o SANGUE do Cordeiro Imolado antes da Criação se tornou tão presente na Cruz de Jesus…Só ele desmonta toda a mentira dos homens… por isso os medos a tentarem matar DEUS… esses que o andam a tentar matar ainda hoje, nunca esperaram nem esperam um Libertador, mas sim Aquele que lhes dará espaço à sua direita e à sua esquerda… o PODER… esse era a essência do metal de que era feito aquela lança que cravou o corpo do Deus feito Homem…!

O homem nunca parará de tentar matar esse Deus que lhe fala como homem… que lhe pede água como homem que tem sede… esse Deus que veio caminhar ao seu lado como um deles…!  Porque isso é insuportável para quem (só) espera e (só) acredita num DEUS Omnipotente... Omnipresente... Omnisciente...

Tantos a gritarem… tantos a pregarem um Deus libertador… mas a verdade é que a maior parte desses nunca desejou nem deseja a Libertação…! Porque quem a deseja, abandona-se nas mãos de AQUELE que o libertará… Só Ele pode libertar de todas as prisões em que se tornaram os homens… Deus sabe que a pior prisão para o homem é o homem isolado da sua humanidade…!

1 comentário:

Anónimo disse...

Muito boa reflexao, Irmao...
um abraco em Cristo,
Lila