*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

sexta-feira, 7 de março de 2014

Retiro na Cidade - 3

.

Frei Benoit-Marie Florant
Deixa partilhar a tua fé

A palavra de Deus
Abandonando tudo, Levi levantou-se, seguiu Jesus e organizou uma recepção, para Jesus, na sua casa: estava lá uma numerosa quantidade de colectores de impostos. 
Evangelho Segundo S.Lucas, capitulo 5,versiculos 28-29


A meditação

Falar da sua fé aos amigos, não é muito difícil. São os nossos amigos apesar de tudo. Mas falar de Cristo, da minha fé, da minha oração aos meus colegas, eis o que é mais delicado. Será que me vão compreender? Será que uma barreira se vai  depois erguer entre nós ou pelo contrário haverá uma proximidade embaraçosa? 

Mateus, anteriormente chamado Levi, encontra Jesus quando o Senhor o chama. Deixa-se tocar no coração. Reconheceu onde se encontra a verdadeira via. Proponho-vos demorarmo-nos no primeiro acto desta vida nova: Levi organiza  um grande festim para Jesus e para ele convida…não todos os discípulos do Mestre , mas os seus próprios colegas. Uma assembleia de insignificantes.

Mas são aqueles com quem quis festejar a sua mudança radical ,aqueles a quem quis  provavelmente apresentar quem  acabava de conhecer.

E eles saíram infalivelmente engrandecidos.

No momento em que tentamos dominar o prazer da mesa nesta sexta-feira, alegremo-nos com este festim onde a alegria não vem só do que se come, mas mais ainda de uma vida reencontrada, de novo saborosa …e partilhada.

A minha relação com Deus passada em recolhimento parece isolar-me. Na realidade a presença para comigo mesmo e para com Deus não desenvolverá uma irresistível vontade de partilha?

Reenvia-me à oração e à comunhão. A oração de muitos, da comunidade, como  o grande festim de Levi é a maneira de alargar a experiência individual da vida espiritual. E se eu  levasse comigo mais intensamente aqueles com quem vivo? 

Para ir mais longe com a Palavra 

8. Ou qual é a mulher que, tendo dez dracmas e perdendo uma delas, não acende a lâmpada, varre a casa e a busca diligentemente, até encontrá-la?

9. E tendo-a encontrado, reúne as amigas e vizinhas, dizendo: Regozijai-vos comigo, achei a dracma que tinha perdido.

10. Digo-vos que haverá júbilo entre os anjos de Deus por um só pecador que se arrependa. 

Evangelho segundo São Lucas, capitulo 15 
(Tradução do Retiro Quaresmal dos Dominicanos de Lille por Maria)

4 comentários:

um irmão. disse...

Irmã Maria tentei ajudar a ajustar mais a letra e o espaço, espero não ter feito estragos...

Belo retiro, grato pela partilha...

Sempre me encanta este encontro entre Levi e Jesus...

Nele que nos encontra sempre seja em que circunstancias for em que esteja o noso coração...

um irmão. disse...

.. se ficou letra muito reduzida diga pf...

Maria-Portugal disse...

Perfeito...muito agradecida...

Ana Loura disse...

Grata, também. Vou partilhar na minha Paróquia