*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

terça-feira, 18 de março de 2014

.. da Igreja do Pai...!



Trapos velhos guardados nos baús da alma mas ainda com alguma utilidade, nem que seja para limpar o pó que me cobre ainda o coração...! Permitam-me partilhá-lo mais uma vez então! 

“Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam”.(Sl 127,1).

Na estrada da vida que é também feita de pedaços das nossas humanidade que vamos deixando pelos caminhos nas muitas quedas que nos vão pavimentando a existência e que nos vão (re)construindo o Ser, renovando-nos a mente e o coração tantas vezes prisioneiros da moral estabelecida que nos vestia os gestos numa espécie de espectáculo público da piedade que apenas procurava ocultar aquilo que existia realmente em cada um de nós,  desnudando-nos a cada queda pela misericórdia que nos vai sussurrando “…a minha Graça te basta…” (2Cor 12,9)…nessa estrada tudo é pura misericórdia...!

…e por isso tudo vai-se tornando NOVO… coisas novas vão acontecendo… novos olhares, novos gestos que agora vão sendo renovados por um novo olhar que vai sendo “purificado” pela verdade que nos invade a alma numa luta que já está vencida à partida pelo Amor que ali encontrou finalmente habitação… 

“Por isto é que todos conhecerão que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros.” (João 13,35)…

Hoje, acredito, (ainda que tudo indique o contrário…) creio cada vez mais que a “Primavera do Espírito Santo” está muito perto… e que desabrochará com uma violência da misericórdia jamais vista por esses campos abundantes de humanidades que anseiam beber de uma nova Espiritualidade que irá reconstruir a verdadeira Igreja do Pai, aquela que não buscará apenas o que é bom mas que anseia ser-reflectir esse Amor invisível que viveu o Filho na plenitude da Graça do Pai… !

Quando Jesus nos diz: “Sede perfeitos, como perfeito é vosso Pai...”(Mt 5,48)… a  única perfeição que Ele nos pede é que cada um de nós assuma a sua própria imperfeição, imitando o Pai, não na sua PERFEIÇÂO mas na Sua GRAÇA que derrama sobre todos…!

E depois, Jesus também não fala nem nunca falou de programas… nem de concílios… nada… absolutamente nada a não ser apenas do AMOR…

Só o AMOR… ele é o único caminho para reconstruir a verdadeira Igreja de Cristo, aquela que mais do que preocupar-se em ser perfeita, se torna finalmente o lugar da misericórdia e do perdão total…

3 comentários:

um irmão. disse...

Falando em trapos muita coisa veio agora ao meu coração…. Confesso que me magoa o silêncio do outro lado dos “trapos santos” também, mas acolho com paz, mesmo que gemendo no coração as saudades desse santo do silêncio! Sei que oram por mim sobretudo nestes dias de tormenta, mas faz-me falta sentir o abraço, escutar o chilrear de outro pardal mais adulto no amor do Pai… Que o Pai abra o coração ao abade porteiro daquele canto do silêncio e deixe voar a comunhão livremente…. Acredito que um dia isso acontecerá! Até lá, somos convidados a permanecer no deserto para aperfeiçoar o Amor em nós enquanto as tentações vão ecoando por perto…!

Maria-Portugal disse...

Agora é a Quaresma...mas o Ressuscitado há-de trazer aleluias de alegria pascal também nessa partilha desejada .

Ana Loura disse...

Pois penso como a maria, saberás melhor que nós que estes quarenta dias são de Deserto. Não que o Deserto exclua partilha, apenas silencia. A Páscoa trará Primaveras e chilreios, confiemos, confio. Beijos
Ana