*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Sinal de Vida em partilha...




Como um sinal positivo de vida partilhada aqui está este texto do nosso amigo Rui para a sua comunidade 
"Fé e Luz":

Olá a todos!
A comunidade Nª Sª de Fátima tem um bonito sol do mês de Dezembro para partilhar com todos vós, pois comemorámos 18 anos de existência nesta cidade alentejana de Évora. Comemorámos a data com um belo encontro que durou o dia inteiro no Sábado de 7 de Dezembro de 2013. Trabalhámos muito para este evento, mas sobretudo foi o próprio Cristo que comandou a nossa barca soprando o Espirito Santo sobre nós!

Nasceu assim um encontro muito dinâmico intitulado "A Minha Vida Vale a Pena Ser Vivida", com uma dimensão séria de dar voz às pessoas com deficiência em toda a sua dimensão humana de vivencia de problemas, de lutas, conquistas e alegrias mas, também, com uma dimensão divertida fazendo festa pela alegria do encontro com o outro.

O Espirito Santo chamou-nos a ir ao encontro de parceiros fora do Fé e Luz e, assim, acabámos por intervir muito positivamente na semana comemorativa do dia internacional da pessoa com deficiência promovido pela Segurança Social de Évora, com outros parceiros como a Câmara Municipal de Évora, as várias entidades da área da pessoa com deficiência da cidade, escolas, a fundação Eugénio de Almeida, as Cáritas  e outros.

Foi uma semana intensa que começou na segunda feira, dia 2 de Dezembro com a inauguração, com toda a pompa e circunstancia,  de uma exposição de trabalhos de vários grupos diferentes de escolas, escuteiros e associações. O Espirito Santo acompanhou-nos e pudemos apresentar a ideia que queríamos, pessoalmente, a vários grupos com o precioso contributo da história infantil "Catarina, Urso e Pedro, viajam sem rumo pelo mundo" da escritora Christhian Piepper editado pela editora Kalandraka. Com a grande ajuda e empenho da professora de religião e moral Luísa Fonseca e da nossa equipa de coordenação o Espirito Santo atuou e nasceram vários trabalhos muito apelativos e com mensagens fortes, de promoção de um diferente olhar sobre a pessoa com deficiência, não a vendo como uma coitadinha mas sim como uma pessoa com o direito de ser feliz.

Participámos noutras atividades da semana: dia 3 numa dinâmica muito gira onde assistimos a uma FlashMob e dia 4 participámos numa barraquinha da feira de solidariedade, ambas as iniciativas na bonita praça do Giraldo, em pleno centro da cidade, acabando por ter sido uma ótima maneira de fazer anuncio e partilha.
Finalmente no dia 7 tivemos um grande encontro no auditório da antiga Direção Regional de Educação do Alentejo, que teve direito a cerimónia de abertura com representantes da Segurança Social e da Câmara Municipal de Évora e com a presença do nosso arcebispo D. José Alves. Tendo como mote o nosso aniversário, o dia internacional da Pessoa com Deficiência e o lema que a ONU apontou para este dia "Romper Barreiras, Abrir Portas, Deficiência e Desenvolvimento" a nossa amiga Alice Cabral lançou então o dia intitulado "A Minha Vida Vale a Pena Ser Vivida". 

Da parte da manhã tivemos grandes testemunhos de vida de várias pessoas ligadas ou não ao Fé e Luz que foram a Margarida Veigas na qualidade de testemunho de pessoa com deficiência, a Margarida do Rosário na qualidade de mãe de pessoa com deficiência, o Julio Coincas na qualidade de irmão e a nossa amiga Célia Costa que partilharam as suas experiências à luz de que a vida de toda a pessoa, mesmo que com alguma deficiência vale a pena ser vivida, fazendo felizes quem a rodeia. De seguida vieram os testemunhos de um exemplo de boa prática com as partilhas de vida de alguns dos nossos amigos da comunidade que foram a Teresa Romão, a Olga Grilo e o Fernando Magalhães, o pai da nossa amiga Ana. Não houve grupos de partilha como fora planeado mas tivémos um grande momento na sala com preciosas partilhas, que tocaram todos e contribuiram positivamente para a reflexão pretendida.

Depois de um almoço partilhado começou a parte da tarde que veio a ser muito mas muito bem vivida com o grande testemunho de vida do nosso amigo Telmo Fernandes, o primeiro advogado surdo do país, chamando a atenção para a forma como olhamos o outro: devemos olhar para a pessoa com deficiência como um cidadão e não como um objeto de proteção.

Depois de uma manhã intensa e muito rica, e do grande momento com o nosso amigo Telmo fizemos festa com o nosso amigo Nuno Teixeira, com os nossos amigos dos escuteiros do Agrupamento 1121, com a professora Leonor Serpa Branco, com a contadora de histórias Margarida Junça e com os PIM TEATRO que estrearam neste dia uma peça muito gira e divertida. Foi uma tarde fantástica em que até recebemos uma prenda dos nossos amigos da comunidade de Nª Sª da Ajuda pelas mãos do nosso amigo Nuno Monteiro.

De mais queremos partilhar uma nuvem, um dos nossos amigos da comunidade Fé e Luz deixou-nos com 23 anos de idade, o nosso amigo Filipe Farinha, que a sua alma descanse em Paz junto do Pai!

Em Novembro o nosso amigo Vitor Graça foi um grande ator a fazer de S. martinho no encontro que fizemos numa quinta pedagógica muito gira aqui perto de Évora, a quinta pedagógica do Pomarinho. Neste encontro tivemos o grande sol do regresso da nossa amiga Vera Real que tinha passado um mau bocado no hospital. No ultimo encontro e apesar de ter perdido o seu grande amigo e namorado Filipe, o seu sorriso estava deslumbrante e grato pelo dom unico da vida! O nosso obrigado a ela pelo seu grande exemplo de vida!

Ficamos por aqui hoje, deixo em nome da comunidade de Évora votos de um grande ano para todos, que este ano seja francamente sinal positivo na vida de todos nós!

Um Bem Haja,
Pela Comunidade Nª Sª de Fátima,
Rui Melgão

2 comentários:

vp disse...

O nosso Rui Irmão com o seu coração tão grande...

Belo texto, simples mas profundo... bela missão... que o Pai o ampare sempre....

Santo Domingo .....

Ana Loura disse...

Como o tempo passa...