*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Algo novo e bom


In IHU

A leitura que a Igreja propõe neste domingo é o Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 4, 12-23 que corresponde ao Terceiro Domingo do Tempo Comum, ciclo A do Ano Litúrgico. O teólogo espanhol José Antonio Pagola comenta o texto.

Eis o texto
Fonte: http://www.ihu.unisinos.br/noticias/
O primeiro escritor que recolheu a atuação e a mensagem de Jesus resumiu tudo dizendo que Jesus proclamava a “Boa Nova de Deus”. Mais tarde, os demais evangelistas empregam o mesmo termo grego (euanggelion) e expressam a mesma convicção: no Deus anunciado por Jesus as pessoas encontravam algo “novo” e “bom”. Há ainda nesse Evangelho algo que possa ser lido, no meio da nossa sociedade indiferente e descrente, como algo novo e bom para o homem e a mulher dos nossos dias? Algo que se possa encontrar no Deus anunciado por Jesus e que nos proporciona facilmente a ciência, a técnica ou o progresso? Como é possível viver a fé em Deus nos nossos dias?

No Evangelho de Jesus nós, crentes, nos encontramos com um Deus do qual podemos sentir e viver a vida como uma oferenda que tem a sua origem no mistério último da realidade que é Amor. 

Para mim é bom não me sentir só e perdido na existência, nem em mãos do destino ou do azar. Tenho Alguém a quem posso agradecer a vida.

No Evangelho de Jesus nos encontramos com um Deus que, apesar das nossas ignorâncias, nos dá força para defender nossa liberdade sem terminar escravos de qualquer ídolo; para não viver sempre pela metade, nem ser uns “oportunistas”; para ir aprendendo formas novas e mais humanas de trabalhar e de desfrutar, de sofrer e de amar. Para mim é bom poder contar com a força da minha pequena fé nesse Deus.

No Evangelho de Jesus nos encontramos com um Deus que desperta a nossa responsabilidade de não sermos indiferentes aos outros. Não podemos fazer grandes coisas, mas sabemos que temos de contribuir para uma vida mais digna e mais feliz para todos, pensando principalmente nos mais necessitados e indefesos. Para mim é bom acreditar num Deus que me pergunta com frequência o que faço pelos meus irmãos.

No Evangelho de Jesus nos encontramos com um Deus que nos ajuda a entrever que o mal, a injustiça e a morte não têm a última palavra. Um dia, tudo que aqui não pôde ser, o que ficou incompleto, nossos maiores anseios e nossos desejos mais íntimos alcançarão em Deus a sua plenitude. A mim faz bem viver e esperar a minha morte com esta confiança.

Certamente, cada um de nós tem de decidir como quer viver e como quer morrer. Cada um tem de escutar a sua própria verdade. Para mim não é o mesmo acreditar em Deus que não acreditar. A mim faz bem poder fazer o meu percurso por este mundo sentindo-me acolhido, fortalecido, perdoado e salvo pelo Deus revelado em Jesus.

1 comentário:

Anónimo disse...

Sem este viver sentindo-se cada um "acolhido, fortalecido, perdoado e salvo pelo Deus revelado em Jesus." ...a vida seria um agonizar de desesperanças...

Só Deus basta... só Nele podemos fazer caminho...

Nele que nos acompanha em todos os caminhos...

Santo fim de semana...