*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

viajar leve…ou não

Tradução do retiro do Advento dos Dominicanos de Lille para hoje dia 4 de Dezembro

viajar leve…ou não

“nós, que suportámos o cansaço do dia e o seu calor.”
Mateus 20, 11


Uma lenda contada pelos ciganos diz que eles eram em tempos os mais belos pássaros, mas que, apanhados na armadilha das riquezas da terra, perderam um dia as asas. No entanto, mantiveram as do coração, e o desejo de se fazerem ao caminho. Esta pequena história convida a uma viagem leve, com muito pouca bagagem, que permite que conservemos as asas…Mas sabemos bem, nós, que as nossas existências nem sempre são leves. Pelo contrário por vezes elas são bem pesadas, e no dia que passa e se estende, interminavelmente, podem mesmo ser muito pesadas…
Fazer-se ao caminho com os magos; não é imaginar-se leves de repente. Pelo contrário, precisamos, provavelmente aceitar o peso que nos cabe, tomando a nossa existência sobre os nossos ombros como um saco às costas não forçosamente escolhido, mas que mesmo assim levamos, bom grado mau grado. Nesse saco, cheio de coisas belas, e cheio de coisas menos belas. Pesadelos, decepções, fadigas, depressões, dúvidas, estar pelos cabelos. Tachos e panelas, quem sabe.
Tantas coisas que o Senhor não nos pede que deixemos. Mas que levemos como a parte de nós mesmos como efectivamente elas são.
«Vinde e vede!» Não precisamos de estar apresentáveis. Mas isto convida a vir, com os nossos pesos, limpos ou não, para Jesus Cristo. Para ele, Deus feito homem, que provou o peso da nossa humanidade. Para ele, que, transportando o nosso jugo, se encarregará de nos dar fardos leves.

http://www.aventdanslaville.org/

2 comentários:

Maria-Portugal disse...

Pomba fiel...perseverante no seu trabalho de manter a candeia acesa...

Ana Loura disse...

Maria e como sabes bem nem sempre é fácil. Mas, como já disse nos outros retiros, é uma forma de não passar adiante. Eu sou a primeira a "lucrar", Abraços fraternos