*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

domingo, 1 de dezembro de 2013

PARAR E VIVER UMA ESPERA-1

Tradução do retiro dos Dominicanos de Lille para este primeiro Domingo do Advento Ano-A PARAR E VIVER UMA ESPERA

LIVREMENTE TU ABANDONAS-TE

"40Então, estarão dois homens no campo: um será levado e outro deixado; 41duas mulheres estarão a moer no mesmo moinho: uma será levada e outra deixada.

Evangelho segundo S. Mateus, capítulo 24, vers 40 e 41

Ficar no chão, não é nada de especial. Sobretudo se é o próprio Senhor que lá nos deixa…Então confessemos que esta história não é das mais fáceis de ouvir. Nós quereríamos afrouxar a nossa prestação dois dias após o início desta aventura do Advento, não poderia ser de outra forma…O que poderia distinguir bem estes dois homens nos campos e estas duas mulheres no moinho? Aparentemente nada de especial. São homens e mulheres simplesmente atarefados com as suas ocupações. Um e outro discutem, familiarmente, à volta da máquina do café; um e outro estão sentados lado a lado em dois bancos do metro. E, entre dois capuccinos, ou entre duas estações, um é tomado, o outro deixado. Não é injusto? Revoltante? Odioso?
Assim se abre uma nova página do julgamento instaurado a Deus, com mais uma acusação: «tu julgas arbitrariamente!» Não, precisamente! Ele é O que «perscruta os corações e os rins», como diz o salmo, O que «julga com justiça.» (Salm 7, vers 10 e 12) O que acontece, é portanto o que convém em toda a justiça. O que era desejado no mais íntimo do coração, «no mais profundo dos rins.» Não é isso que desejamos mais do que tudo? Que o desejo calado no mais íntimo do nosso ser seja levado a sério? Que as nossas queixas tantas vezes desprezadas pelo mundo, mesmo por quem nos rodeia, seja escutada?...Nada de baldes de água fria, portanto. Antes pelo contrário: a alegria de ser por fim escutado, a alegria de ver o nosso desejo realizar-se. Sem qualquer julgamento do mundo uma vez que o único juiz está lá. Nem perverso, nem arbitrário, ele não manipula. Não existem problemas de linguagem com ele. Os que gaguejam se assegurem portanto e os que crêem não saber o dizer, também. Não são as nossas palavras que nos defendem, as nossas palavras desajeitadas não servem para nada. A grandiloquência dos defensores não resulta. Ele perscruta os corações e os rins e apenas faz uma simples pergunta, bela, forte, imensa: o que queres? Queres morar comigo? Estás pronto a vigiar por mim?
Então a resposta está em suspenso. Sabemos o como ela é embaraçosa: o pecado retém-nos. A nossa carne resiste. O nosso passado esmaga-nos.
Quisemos tantas vezes. Sempre impotentes: «quero, mas não posso.» Muitas das vezes também contraditórios: «quero, mas não quero.» (Carta de São Paulo aos Romanos, Cap 7, vers 15) Tantas vezes ficámos na berma do caminho, atalaias avariados. Revoltados no melhor dos casos. O mais das vezes, simplesmente desligados, despistados: «no entanto eu gostaria de querer…» Mas isto, não é já querer? Apesar do nosso agir desajeitado, Deus, e só ele, pode ler o nosso desejo de sermos dele. O nosso desejo, finalmente livremente expressado, de nos abandonarmos à Sua graça.
Assim, dois homens, duas mulheres estão lado a lado. Livres. Loucamente livres diante de Deus. Livres de velarem, ou não. Livres de serem tomadas, ou livres de serem deixadas. Inteiramente livres de tomarem o caminho dos Magos ou não. Livres tu mesmo és. Ele não se imporá, respeitosamente até ao fim dessa liberdade preciosa que ele quis para ti. No entanto, ele gostaria tanto disto. Que tu acordes para o seguires"

traduzido de: http://www.aventdanslaville.org/ 

2 comentários:

Maria-Portugal disse...

Viva,Ana!! Estava a perguntar a mim mesma se terias tb coragem para traduzir este retiro no meio de tantos trabalhos.Ainda bem!!!

um irmão. disse...

Grato Ana....
Sempre ao serviço dos outros...

O Pai sempre cuidando de nós....