*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Lembra-te que és estrangeiro na terra

Lembra-te que és estrangeiro na terra

13SENHOR, ouve a minha oração, escuta o meu lamento; não fiques insensível às minhas lágrimas. Diante de ti sou como um estrangeiro, um hóspede, como os meus antepassados
Salmo 39 (38) Vers 13

Ser estrangeiro? Uma condição desconfortável. Pouco sabemos da viagem dos magos desde o Oriente, mas nómadas, vagabundos- e todos aqueles que em geral vêm de outros lugares- nem sempre suscitam simpatia, costuma dizer-se. Quem é este que vem de fora pisar a minha terra? Se incomoda é porque o estrangeiro é estranho. Ele visivelmente não está no seu lugar. Menos que eu que estou na minha terra, nessa terra que é minha, neste mundo que é o meu e do qual faço parte integrante. A menos que…A menos que eu não esteja assim tão instalado como isso nesta terra…
Mal a provação surja e eu já não sei então em que fim do mundo me aconchegar. Mal a solidão me abocanhe e eu procuro desesperadamente um solo acolhedor, todas as terras conhecidas se tornam subitamente hostis ou anonimas. Eu que me pensava em casa, seguro, em segurança, eis-me estrangeiro na minha própria casa, na minha própria família. Como um adolescente que flutua no seu corpo tornado subitamente bizarro…
A vida, por vezes, deixa-nos um pouco assim. Estrangeiros entre as pessoas parecem em casa. Estranhos no meio das pessoas  parece normais.
Nómadas, em busca, no meio daqueles que nos parece termos ocupado os seus lugares. Tanto melhor! Não somos pessoas instaladas. O nosso porto seguro não é aquele que o mundo muito bem nos quer dar. « 14porque não temos aqui cidade permanente, mas procuramos a futura.» (Carta aos Hebreus, Cap 13, Ver 14) Saboreemos desde já esta boa nova: descido do céu, o Filho de Deus virá no Natal fazer-se nosso irmão. Somos portanto cidadãos pouco vulgares: a nossa pátria, ela está no céu.

Sem comentários: