*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

sábado, 7 de dezembro de 2013

História para crianças....

A ressurreição do melro


Se desde sempre foi necessário despertadores, poderia dizer-se que o despertador de Jesus Menino era um melro que habitava uma árvore das estrada, fronteira à janela do quarto onde Ele dormia.
Jesus antes de partir para a escola da sinagoga, ía todas as manhãs com uma bilha que brilhava como o ouro, comprar leite para a família, a uma vacaria que ficava na estrada,um pouco mais acima. Ele e o melro eram bons amigos.Jesus colocava no parapeito ,pedacinhos de miolo de pão ,sementes para aves ,uma folha tenrinha de alface e encostava a um canto uma tigelinha com água sempre fresca e limpa.Áquela hora certa o pássaro assobiava ,cantava , e Jesus saltava da cama para se lavar e vestir,saindo depois pela porta das trazeiras,p elo quintalzinho onde havia uma fila, uma meia dúzia de árvores de fruta, e só então o melro parava de cantar Pela estrada,áquela hora matinal ,passava pouca gente,mas há uns tempos que descia um grupo de barulhentos de rapazes que iam dar  ajuda a lavradores dos campos lá em baixo,á beira do lago.
Uma manhã Jesus não acordou  com os assobios do amigo melro, mas sim com a gritaria dos adolescentes que passavam lá para baixo. Preocupado por não ter acordado a horas ,tratou de se despachar e, saiu olhando para a árvore da estrada,a ver se via o passarinho cantor.Não o ouviu e já ia apressado  a começar a trepar a ladeira,quando teve uma visão muito chocante. O melro estava caído no chão, debaixo da árvore,com as patinhas levantadas e sem se mexer.A uns quatro palmos do infeliz, estava uma pedra redonda,branca mas com sinais de sangue. Alguém o devia ter visto ou ouvido e ,jogado a pedra com malvadez e pontaria. Jesus baixou-se e sobre uma folha grande e limpa,colocou o corpinho inerte de seu amigo,que também tinha sinais de sangue na cabecinha e numa asa.De repente  um vulto surgiu  a seu lado .Era sua mãe,Maria que pegou na asa da bilha e com ar triste lhe disse:-“ Foram aqueles rapazes que passam na estrada Na cozinha ouvi um deles dizer.-Vem aqui que lhe acertas” Não podia imaginar que tentavam matar o nosso amigo.Eu vou já buscar o leite e tu apressa-te a fazer-lhe o funeral”.Jesus ficou só com o passarinho morto em cima da folha. Então as lágrimas principiaram a afligi-lo, escorriam pelo rostinho e vinham pingar sobre o pobre corpinho do cantor.Jesus teria dez anos e ignorava ainda o seu poder divino.As patinhas do melro, molhadas,pelas lágrimas do Menino, distenderam-se,os pezinhos mexeram-se,as asitas húmidas lentamente agitaram-se , cabecinha atingida pela pedra mortífera,tentou erguer-se e finalmente os belos olhos cerrados abriram-se com um fulgor diferente e muito mais belo do que tinham anteriormente. O melro estava vivo,ergueu-se com um alegre assobio e pulou para o ombro do seu querido salvador.A alegria de Jesus fê-lo sorrir,pondo a descoberto os seus lindos dentes de criança. Levantou os olhos para o céu da manhã e agradeceu do coração a seu Pai que lhe devolvia o amigo. Ergueu-se ,com o melro,ainda tonto sobre a folha de uma ramada forte da macieira e dizia-lhe interiormente: esta árvore é melhor que a outra.aqui só passamos nós cá de casa e queremos-te muito.Anda passa para o tronquinho ,o  passarinho percebeu que ali não havia perigo e fez-lhe a vontade.Daí para diante passou a ser ali a sua habitação e duas semanas depois José depois de beberem o leite do pequeno almoço disse a Jesus,a rir.Meu querido filho,eu sou muito amigo do teu amigo melro,mas temos de mudar de quarto.ele canta cedo para te chamarem,agora quem acorda cedo sou eu e tua mãe,com os assobios do passarinho.Ele está feliz,trouxe a fêmea, fizeram o ninho na macieira,ali ninguém lhes faz mal e os pequenos vão nascer brevemente. Mudaram-se as camas, com os filhos melros ainda cantavam melhor que o pai e Jesus,já adulto, lembravam-se sempre de acordar ao som do canto mavioso de algum dos passarinhos daquela família.



M.I.C. (Histórias de Jesus  para crianças)

2 comentários:

Anónimo disse...

Uma das histórias escritas pela minha madrinha.

Maria-Portugal disse...

Fantasias que nos dulcificam a caminhada...e ditas de uma forma tão bonita...