*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

domingo, 28 de julho de 2013

Entrevista ....“Francisco despaganizó el papado”



Tradução:

SEMANA: É a mudança de tom sincero Vaticano?


Frei Betto: É muito cedo para avaliar. Mas eu tenho a esperança de que ele vai reformar a Cúria Romana, e que, como São Francisco de Assis Igreja de reforma todos.

Leonardo Boff: Francisco não é apenas um nome, também é outro projeto da igreja, de acordo com a espiritualidade de São Francisco de Assis: pobre, humilde, amigo da natureza, despojado de poder e de seus símbolos. Ele está mostrando que, antes da reforma da Cúria, começou com o papado. Deixou de ser um rei em um palácio, mas um pastor de seu povo.

SEMANA: Francisco será capaz de reformar a Igreja?

LB: Francisco de Assis, que era um jovem da burguesia, virou-se para ouvir: "Francisco, vai e repara a minha Igreja em ruínas". Eu acho que o Papa ouviu algo como: "Aceitar ser um pai para reconstruir a minha Igreja arruinada por escândalos sexuais e financeiros." E ele, apesar de sua idade, ele aceitou como um homem de fé. É a pobreza franciscana, por sua simplicidade e pessoal, mas vai ser uma mão perspicaz e constante jesuíta para erradicar os males da Igreja.

SEMANA: João Paulo II era hostil à TL. Você vê agora mais abertura?


LB: Como sua professora, de Buenos Aires, Bergoglio mostrou entusiasmo cedo para ele, que está em seus discursos, principalmente quando ele disse que queria uma Igreja pobre para os pobres e quando ele foi para Lampedusa. Você não pode usar as palavras da teologia da libertação, mas vai jogar para a libertação dos oprimidos.

SEMANA: Em alguns setores do Vaticano criticá-lo por desmistificar a figura do papa ...

LB: Francisco despaganizó o papado rejeitou os atributos que simbolizam o poder do imperador romano, disse em tom de brincadeira, mas não tanto que "o carnaval acabou". Eles criticam aqueles que esqueceram que é o sucessor de Pedro, um pescador pobre representante de Jesus, que era pobre e um preso político, torturado e crucificado. Francisco está se recuperando a herança sagrada contra aqueles que foram secularizada, vivendo em palácios e nos tribunais e príncipes acreditavam.

SEMANA: Há uma forte concorrência dos evangélicos. Francisco? Pode detê-los?

FB: Só se você renovar o ministério para permitir o acesso das mulheres ao sacerdócio, pais casados ​​reabilita, termina o celibato obrigatório e permite uso de preservativos, por exemplo. Sem que a Igreja Católica vai continuar a perder fiéis.

LB: Evite todo proselitismo e competência entre os cristãos. A Igreja Católica tem que desistir de sua arrogância de fingir ser exclusivo. Chamamos a inspiração dos quatro Evangelhos, que todos têm uma versão diferente da história, e todos aceitaram e se complementam.

2 comentários:

Maria-Portugal disse...

Versão diferente não...uma maneira diferente de contar segundo a personalidade e as pessoas para quem escreviam

Maria-Portugal disse...

O Papa disse q a não ordenação das mulheres é definitiva.Mas além dos 10 mandamentos não creio que haja mais impedimentos ao ÉS.

Há é tempos mais ou menos maduros.