*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Oração


















Quando no meu corpo (e muito mais no meu espírito)
começar a notar-se o desgaste da idade,
quando se precipitar sobre mim, de fora,
ou nascer em mim, por dentro,
o mal que apouca ou aniquila,
no momento doloroso em que subitamente
tomar consciência de que estou doente ou estou velho,
nesse momento derradeiro sobretudo em que
eu sentir que escapo a mim mesmo,
absolutamente passivo nas mãos
das grandes forças desconhecidas que me formaram,
em todas essas horas sombrias,
dai-me, meu Deus, o compreender que sois Vós
(contanto que a minha fé seja assaz grande)
que afastais dolorosamente as fibras do meu ser,
para penetrardes até à medula da minha substância,
para me levardes para Vós.

Teilhard de Chardin (1881-1955) 

Há já muito tempo que a fiz minha...

10 comentários:

vp disse...

Bonita oração…

A mim o que me pode inquietar não é a caminhada certa que farei um dia para a casa do Pai..não… a mim o que me inquieta o coração é viver sem ter VIVIDO…

Abraços no Pai que nos embala a existência dos filhos e filhas que é tão preciosa para Ele…


Maria-Portugal disse...

Que grande dimensão abarca " o viver sem ter vivido"...para cada um terá um significado diferente...não ter ter filhos,não ter escrito livros,não ter tocado um instrumento musical,não ter expressado uma forma de arte...e muito mais.

mas é muito difícil saber...assim o melhor é entregar-se...Ao que nos fez,sem grandes inquietações a a esse respeito e ir cumprido o que diz a Escritura.:Miqueias 6:8 Ele declarou-te, ó homem, o que é bom; e que é o que o SENHOR pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus?.

Penso que assim teremos sempre VIVIDO,mesmo sem grandes acontecimentos.

vp disse...

Referia-me à VIDA pela via da dimensão espiritual porque da humana não escaparemos,e nem ela se pode separar da via espiritual mesmo não sendo crentes na totalidade do significado... essa dualidade que conduz à UNIDADE existe no mais íntimo do ser humano.. resta-lhe a ele(a) abrir ou fechar a porta o que é outra questão... mas sim, o importante, creio, é ter vivido em liberdade, sobretudo a interior...

Bom fim de semana no Pai

Maria-Portugal disse...

ah então o sentido é "viver sem ter vivido" uma vida espiritual....meu Deus, cada ser humano é mesmo um
profundo mistério....como compreender...só mesmo Jesus para conhecer o nosso interior...assim a cada um de nós resta-nos, perante o outro, assumir respeito e tolerância.

vp disse...

Quando falo da “Vida espiritual” não estou a “enfiar” essa dimensão numa camisa de forças religiosa ou a dar-lhe um conceito e ordem já predefinida pelas ortodoxias religiosas,..longe de mim… a vida espiritual está muito mais além do que aquilo que conhecemos ou engendramos-organizamos como caminho espiritual…
Existem muitos corações que não vivem exteriormente esses caminhos já oficializados pela religião e no entanto, não temerei nem hesitarei em dizer que muitos desses viverão muito mais perto do Pai do que qualquer um de nós… essa coisa que tantos e repete por esses caminhos da Igreja de querer rotular as santidades e o que é santo… muita tristeza certamente provocará no Pai…

”Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos” (Isaías 55,8-9)

vp disse...

A única certeza do caminho CERTO é o AMOR... nele tudo se resume... Então porque temer mesmo errando... logo o ES se encarregará de nos iluminar o caminho e ajudar-nos a encontrar a rota simples e certa para chegar ao Pai...

As formas, os conteúdos e os utensílios são apenas acessórios.. ajudam sim mas não são o mais importante no CAMINHO... o AMOR é que importa...

1 Coríntios 13 (aqui está uma das pistas mais valiosas para não nos perdermos no Caminho....

vp disse...

"Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demónios? E em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Apartai-vos de mim que não vos conheço..."
(Mateus 7,22-23)

Maria-Portugal disse...

pois...eu não sei o q o Pai sabe..o que o Pai pensa
agora Corintios 13 ,1 e Mateus 25,31 e seguintes isso sei....e que o Companheiro de todas as horas me ajude a seguir.

Anónimo disse...

Esta oração não conhecia.Mas gosto muito desta de Stª Agostinho.Dá muita tranqulidade e esperança.Esta orção,quando a minha madrinha partir para casa do Pai,vou pedir para ser lida na liturgia.

«Se conhecesses o mistério imenso do céu
onde agora vivo,este horizonte sem fim,
esta luz que tudo reveste e penetra,
não chorarias,se me amas!
Estou já absorvido no encanto de Deus,

na sua infindável beleza.
Permanece em mim o teu amor,uma
enorme ternura que nem tu consegues
imaginar.

Vivo num alegria puríssima.
Nas angústias do tempo pensa nesta casa
onde um dia estaremos reunidos para além
da morte,matando a sede na fonte
inesgotável da alegria e do amor infinito.
Não chores,se verdadeiramente me amas!»

Anónimo disse...

Gostei do vosso diálogo.Penso que todos nós humanos,ficamos sempre com a sensação que não se viveu "bem"....talvez porque criámos muitas expectativas em relação à perfeição.(A.R.)