*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

sexta-feira, 29 de março de 2013

Retiro quaresmal do Dominicanos de Lille- Sexta-feira Santa (tradução)


Matando, a ovelha muda

«foi contado entre os criminosos»

Livro de Isaías, Cap 53, vers 12

Obediente à vida até na morte.

Contemplamos a carne da nossa carne, Jesus, esmagado num presente eterno. Os seus pés estão entrevados para o impedir de pisar a terra dos homens. As suas mãos estão pregadas para o impedir de tocar os infelizes. A sua fronte está cravada de espinhos para barrar os abraços, afastar a consolação. O seu lado está dilacerado para que nenhum discípulo possa ali repousar. Carrascos, guardas, fariseus, transeuntes rodeiam Jesus e pressionam-no. Em verdade, todos aqueles são estranhos para ele e distantes de tudo o que se passa. Mas são familiares da mentira, curiosos da humilhação e ávidos da condenação.
Enquanto que os próximos olham de longe, pois não podem enfrentar o horror. O pavor mantem-nos à distância. Mais tarde, ao pé da cruz, apenas algumas mulheres, com um discípulo, e no entanto, todo o amor do munto estará ali. Nesta narrativa, alguns são assinalados pelo nome, como Maria de Cléofas e Maria Madalena. Outros são designados de outra forma, como o discípulo amado que é anónimo, Assim tanto podes ser tu ou ser eu. Os dois ladrões, malfeitores, não têm igualmente nome. Pode ser eu ou tu. Um pressente Deus e pede tudo, o outro contenta-se em querer salvar a sua pele. O centurião, também ele não tem nome. Ele é o mais estrangeiro nesse grupo pela sua cidadania romana, por ser militar, pela sua missão de ocupante. Ele, o pagão, ele vê Deus, dá graças e testemunha. Ele pode ser tu ou eu.
Para se fazer obediente até á morte como Cristo, não se trata de se submeter seja a quem for, sobretudo à morte; mas aceitar os necessitados, ceder aos acontecimentos, acolher o que acontece, ajustar-se à vida até tocar as margens. A Sexta-feira Santa deve de ser para nós um dia feliz porque na Cruz está o nosso triunfo, o nosso estandarte, a nossa bênção. Nela está a verdade de um dom, a prova de uma paixão eterna para a humanidade. Nela está a manifestação de um amor de sempre por cada um de nós.

Sem comentários: