*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Encontros e desencontros...!

È feriado hoje aqui em Coimbra… da rainha Santa Isabel….

Este coração ia no autocarro para aqueles lados… autocarro a abarrotar de gente… ao meu lado um banco vazio… quase o ocupava, mas cedi o lugar a uma pessoa já idosa…

No momento em que essa alma ia sentar-se uma senhora quase o atropela e ocupa-lhe o lugar sem se fazer rogada mesmo com as bocas que ali lhe mandaram algumas pessoas indignadas… ia para a Igreja do Convento como quase todos ali naquele autocarro... para as celebrações da Santa…

Bom… não vou contar como foi mas subiu-me cá os calores e…. bom…. houve sermão como nos meus velhos tempos da Missão… só faltou “missa cantada”-…

O conteúdo rodava à volta da questão sobre os gestos na vida concreta e real do dia-a-dia de cristãos, sobretudo de gente que caminha para os santuários de hoje…

Fez-se um silêncio de gelo… todos escutavam.... havia algum sussurro e cabeças a abanar concordando... mas nem uma palavra negativa…. nem sequer para me mandarem a outro lado…!

Na paragem onde saíram escutei alguns zunzuns… uma dizia a outra.. “deve ser um padre menina, olha como ele pregava… bem feita para a outra”….

Eu bem queria ir calado… mas não aguento a falta de respeito pelos mais frágeis… não me peçam isso….

Que façam os caminhos que quiserem e visitem as “tendas” que parece que Deus montou cá em baixo…. mas não me peçam para calar as injustiças… sobretudo vindas de gente que “supostamente” deveria ser testemunho da misericórdia e do amor de Deus…

Quando sai… 3 paragens a seguir… fui visitar uma mãe muito amiga que perdeu um filho há pouco tempo…  ia já no passeio… o motorista ao passar por mim, apitou… olhei surpreso…. piscou um olho na minha direcção e li nos seus lábios um obrigado…

6 comentários:

vp disse...

...mais uma perda nos caminhos da droga... pobre Mãe... quem fica... carrega sofrimentos que nem me imagino... e ainda me queixo eu da minha cruz diária...

... mas foi bom voltar a vê-la... e partilhar as suas lágrimas com as minhas...

... a santa certamente que me perdoará a minha ausência das suas celebrações... escolhi a melhro celebração que é aquela do AMOR aos meus irmãos e irmãs... seiq uee staráno céu intercedendo por este "vadio de Deus"...

vp disse...

.... mas é uma festa muito bonita sim...

... ó Senhor.. espero não ter sido duro demais com aquela alma hoje... eu bem ando ainda nos bancos dessa escola da Misericórdia... mas sou lento a aprender... ajuda-me Pai...

vp disse...

… quando falei de “tendas” não me referia ao Templo em si… referia-me sim ao folclore que rodeia o evento, não os conteúdos de Fé que respeito e percebo como “necessário” para alguns fazerem caminho… muitas pessoas precisam do “palpável” como “garante de algumas certezas na sua fé…. (outro tema com muita discussão possível…!)… tudo bem… não concordo é que exponham a mão de Santa Isabel… penso que nos dias actuais é algo que já não tem muito sentido…. mas é outra questão com pano para muitas “mangas”…

Maria-Portugal disse...

Acontece.Olhe q hoje tb me excedi e ,no final,por motivos bem menos nobres.

vp disse...

... só agora me dei conta que podia ter apanhado das boas com tanta gente naquele autocarro...hi..iii

...e o pior é que quando começo a "pregar" não há quem me cale a não ser que me mandem para os passarinhos..

...bem gostava este coração de poder voar livremente como eles.. ai sim que gostava... porque este pedaço de terra anda muito mal povoado... ele é cá cada ave....

Santa noite... no Irmão Maior...

vp disse...

... já agora a nossa "pipi das meias altas"... feitas com lã das ovelhinhas da terra santa já aterrou no seu telhado...!

Que o Pai a ajude... e que seja um tempo cheio de alegria...