Numa sociedade onde é pregado o individualismo ,de uma forma quase feroz ,é preciso cada vez mais lembrar com intensidade aquelas que se chamavam as obras da MISERICÓRDIA:
As obras corporais de misericórdia são:
- Alimentar o que tem fome;
- Dar de beber ao que tem sede;
- Vestir o que não tem roupa;
- Acolher o estrangeiro;
- Visitar o doente;
- Visitar o preso;
- Enterrar o morto.
As obras espirituais de misericórdia são:
- Instruir o que não sabe;
- Aconselhar o incerto;
- Admoestar o pecador;
- Suportar os males com paciência;
- Perdoar as ofensas voluntariamente;
- Consolar o aflito;
- Rezar pelos vivos e mortos.
Uma congregação na América chamada das Irmãs da Misericórdia as têm como seu carisma explicitando:
As obras
espirituais e corporais de misericórdia que extraem às religiosas de
uma vida de contemplação, em lugar de separá-las do amor
de Deus, as unem mais próximas a Ele e aumentam
o valor delas em seu santo serviço”. Catalina McAuley
Muitas vezes se fala de quem se consagra ao serviço de Cristo tem que possuir um coração indiviso.
Mas não é o próprio Mandamento supremo que o manda dividir?
5 comentários:
…carradas de razão Irmã... mas quem convence estes corações e essas almas cabeçudas do silêncio que é preciso abraçar mais ao invés de rezar tanto... não existe verdadeira oração sem ela terminar sempre nas obras da misericórdia… eu bem venho repetindo isto há anos com o Irmão… ainda neste último encontro tocamos no tema… bom confiemos que o ES abrirá caminhos…
… o caminho vai-se abrindo lentamente na segurança da Graça…
abraços Nele que é o Senhor de todas as misericórdias… a todos e todas… e que o abraço das mágoas não impeça a comunhão... ainda que não entendamos os caminhos o amor pede-nos para caminhar mais do que a milha que o outro nos vai pedindo no ocaso dos dias longos...
No silêncio há sempre espaço para o abraço...
… por estes caminhos da antiga Missão vou abrindo espaço para ajudar o outro a fazer caminho.. mesmo sabendo que não ficarei muitos dias, os que me restarem antes de partir vão servindo para que o Amor e a Misericórdia não sejam palavras vãs no encontro entre os filhos… e o Pai já me deu a oportunidade de ajudar algumas almas nestes dias… vou tentando ser fiel a essas obras da misericórdia por onde quer eu passe… que seja sempre o meu coração feito de presença samaritana por onde quer que ele passe… é o que peço ao Senhor… o resto, o ES completa a obra que é sempre dele.. nós somos apenas instrumentos frágeis e pecadores… vasos de barro que carregam um tesouro infinitamente precioso…
Nele e em vós...
Ensinei-as o melhor que pude aos meus meninos ca Catequese o ano passado. Oxalá tenha ficado alguma coisa. Não sei.
Victor, feliz por ir tendo notícias tuas, ainda que veladas, ;). Muito melhor que o pesado silêncio. Mas sempre respeitando, o mais que posso :) as tuas opções. Abraço fraterno
Pois, mas também há feitios lixados que não querem nada disto,nem obras corporais nem espirituais......(Alma Rebelde)
Somos sempre os primeiros "devedores" da misericórdia do Pai... quando a damos já a recebemos anteriormente... e continuamos a recebê-la a cada dia… sempre na eterna paciência que o Pai tem para com cada um de nós…
”E vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência, e à ciência a temperança, e à temperança a paciência, e à paciência a piedade, e à piedade o amor fraternal, e ao amor fraternal a caridade.” (2 Pedro 1,5-7).
Ana... grato, sempre dei e dou graças ao Pai por fazeres parte da minha vida e do meu caminho... abraço fraterno também para ti alma de Deus...
Enviar um comentário