*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

terça-feira, 20 de março de 2012

Retiro na cidade - Não tenhas medo !


A palavra de Deus

(imagem da net)
“Confiança ! Sou eu ; não tenham medo ! “
Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus, capitulo 14, versículo 27


A meditação


Já experimentaram sossegar alguém dizendo-lhe “ não tenhas medo “ ? É raramente eficaz . É muito mais eficaz tomar a pessoa nos braços, mudar de assunto, ou rir, ou qualquer coisa assim em vez de dizer “ não tenhas medo “ . Às vezes ajuda  fazer falar,  contar. Colocar palavras no que se sente. O medo encontra-se de alguma maneira aprisionado nas palavras, à nossa frente e mais em nós mesmos. E pode troçar-se dele. Pô-lo no seu lugar.


Mas será que Jesus nos chama a uma terapia da linguagem , quando ele nos disse: " não tenham medo ?"  Não se trata aqui de controlar o medo. Trata-se, sim, de não ter mais medo.


De substituir o medo pela confiança. Uma confiança que nada pode abalar. Uma confiança em que tudo o que nos acontece está sobre o controle daquele que sabe melhor do que precisamos.


Enfrentar a tempestade, amainar as velas, deixar-se andar à deriva algum tempo, e cultivar a confiança que cada um dos cabelos da nossa cabeça está contado. Deus sabe o que nos acontece ,aquilo de que temos falta. Ocupemo-nos mais a fixar o objectivo.


Em muitos casos, não temos mesmo tempo de ter medo, demasiado ocupados que estamos a sondar  o horizonte, a vigiar a chegada do vento às nossas velas, esse Sopro que nos faz ir mais adiante na confiança.

9 comentários:

vp disse...

Mas…!.... Não somos todos gente humana.. então porque ter medo de ter MEDO!.. Não o viveu e sentiu Jesus também naquele Getsémani…!

Pobre “igreja” que assim pregas e anuncias o Deus que se fez HOMEM… feito do barro dessa humanidade que nada tem a ver com esse QUADRO montado nestas comunidades onde se pinta a VIDA com as cores que gostamos..

Infelizmente as cores desse quadro da VIDA real são feitas de tons de sangue e lágrimas e não de cores de algum ARCO IRIS idealizado por quem nos quer pintar a vida nas plasticidades do irreal que vivem aqueles que não estão sentados à mesa da vida que está posta e exposta para lá desses muros onde esses que assim pregam-falam-aconselham se resguardam dos ventos desse mundo que parece não existir para eles…!

Afinal em que mundo vive esta gente,..! Venham cá para fora, saiam desses claustros irreais e entrem nas casas da pessoas e partilhem da mesma mesa e do mesmo pão dessa humanidade tão ferida e abandonada que Jesus tanto amou e deu a vida…! Jesus nunca se fechou em si mesmo ou nalguma espécie de claustros…!

Às vezes estes “retiros” organizados…. soa tão longínqua esta linguagem de “redomas de vidro” de quem escreve no conforto de uma comunidade, onde nada perturba tal paz plástica ali encaixotada naqueles armazéns feitos comunidades enquanto lá fora os ventos sopram fortes na alma de tantos que caminham na dureza da vida, na busca da sobrevivência de um mínimo de pão.. no combate que não poupa os mais fragilizados…

Por vezes, melhor fora calarem e silenciar para que o rosto escondido dessa comunhão que se esconde para lá de tanto claustro, não fosse escândalo tão forte para uma humanidade tão órfã de Deus e do abraço real de homens também…

Tanta palavra e tão pouco abraço real ….! Como se o mundo não estivesse farto já das palavras… e o pior é pensar-estar convencido que esse é o caminho certo e a necessidade real das pessoas que andam por essas calçadas da vida…

Bem nos dizia o Irmão… “... melhor calarem-se de uma vez por todas… a fome do Amor não se mata com palavras mas com vidas que se sentem e se partilham no abraço real… no caminhar lado-a-lado com o outro… se não a vives, então cala-te e recolhe-te na tua vergonha de quem ainda não percebeu o que significa comunhão total…”

Tantas vezes que lhe escutei tais palavras duras mas curativas dos nossos egoísmos…

Não estou contra os retiros, mas verdade…… começo a ficar cansado das palavras… andamos a encher balões de oxigénio por umas semanas e depois voltamos ao mesmo..

Eles até não o dizem, mas na sua forma de abordar a vida vão repetindo: tu continua aí na tua vidinha que eu continuo na minha… E assim vai a “igreja”… bem ao estilo de um aquário onde se injecta oxigénio esporadicamente e se atira com alguma comida para que o PEIXE não morra… enquanto vai vivendo nessa prisão em que se tornou a sua existência… um aquário de águas aquecidas artificialmente…

Mas alguma vez o Evangelho real a aplicar e a viver na nossa vida é isto… algum tipo de aquário…! Misericórdia Senhor…

vp disse...

Espírito Santo dá um abanão nesta gente toda e inclui-me também..

...e se for preciso, não hesites e levanta os telhados e derruba todos esses muros onde se guarda avaramente a tua verdadeira PALAVRA...o teu verdadeiro ROSTO…

Espírito Santo …não permitas que matem a verdadeira humanidade que existe em nós … não consintas que se comprem e se vendam almas ao preço que pagará o conforto de algum AQUÁRIO...!

Ana Loura disse...

Victor
Que tom amargo, irmão.jesus disse ou não aos discípulos que iam na barca "Não tenhais mêdo". Verdade ou mentira que quando Pedro caminhava também sobre as águas e a confiança dele em Jesus começou a vacilar ele se ia afundando? Li a tradução e é uma apelo a que tenhamos confiança em Jesus, pois só Ele é O Caminho.

Maria-Portugal disse...

Irmão VP
Contanto que a "bolha" transpire uma palavra ,ou duas,ou três que façam serenar,aumentar a confiança,diminuir o medo,crer no Amor pode ser muito,muito, mas muito bom.

É a minha opinião e de mais 60.000 pessoas que fazem o retiro,muitas delas com possibilidades de contacto minímas.

A leitura do blog anexo ao retiro mostra muitas situações em que as palavras foram bem importantes.

Quando pode aparecer no msn?

vp disse...

Ana, que Jesus andamos nós a seguir… achas que é algum ser hibrido isento das mesmas dores, medos e agonias que qualquer outro homem…!(Lucas 22,39-46; Mt 26,36..) É certo que disse “"Não tenhais medo"”… mas o que significam as palavras…. “Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua. (Lucas 22:42)… achas que em Jesus também não existiu e sentiu tremendo medo… até vontade de fugir…!

E qual é o problema, não foi a sua Encarnação total.. eu percebi o que o texto procura dizer-nos e não estou de forma alguma “contra” as palavras… sinto é alguma inquietação por isto tudo se transformar ao fim deste retiro novamente num AQUÁRIO onde foram injectados mais umas doses de oxigénio e atirados mais uns pedaços de alimento e tudo fica feliz e saciado… mas será que não há forma nem maneira de sairmos deste ciclo de DEPENDENCIAS e fazermos-construirmos o nosso próprio caminho… ou ficamos eternos bebes na fé e precisamos de ser alimentados a conta-gotas…

….e Irmã Maria, a “quantidade” de gente que segue o retiro ainda mais me preocupa, não por o seguirem o que é válido, cada um é livre de fazer o caminho que deseja e sente-se chamado, mas porque carrega “significados” muito preocupantes… beber de fontes e alimentar-se sim… é preciso e vital…

…mas… e depois.. quando a poeira da caminhada do retiro assentar… e a “bolha” voltar-se a fechar-se em si mesma… lá vem a RESSACA não é…!

Lá vamos outra vez andar às voltas no AQUÁRIO até que alguém volte a cuidar de nós… somos os eternos peixinhos que me perdoem…!

Reconheço que estou “ácido” Ana… tens razão… e não serei ajuda agora para ninguém nem bom companheiro de caminhada… fariam mais danos que ajuda as minhas palavras agora…. a dor e a aflição da perda que se aproxima não é boa conselheira sobretudo em que o meu coração anda mais ácido com o Pai…! Se Ele nos permite passar pelo sofrimento, o medo e a angústia porque não posso eu interroga-Lo e até discutir com as suas opções… ou a nossa relação Pai-filho é também um hibrido…!

o MSN não ajudaria nem ajuda agora Irmã Maria, mas grato na mesma… preciso de algum recolhimento… não estou zangado com ninguém (talvez um pouco com o Pai mas isso são coisas entre nós dois…) …muito menos com os Dominicanos, eles só estão a fazer o trabalho e o seu caminho e até reconheço que o conteúdo é bom, já o tinha dito antes… mas isso não significa que devo esconder a minha preocupação com as dependências e a falta de coragem para andarmos pelo nosso próprio passo…

… poça… sempre temos que ter alguém que nos dê a comida na boca… ir beber a fontes tudo bem, mas deixar lá a jarra (vida e caminho pessoal espiritual) partida ali em cacos porque nos embriagamos com as palavras alheias é filme que se repete há muito infelismente…

“Estava ali um homem que padecia da sua doença há trinta e oito anos. Jesus, ao vê-lo prostrado e sabendo que já levava muito tempo assim, disse-lhe: «Queres ficar são?» (…) Disse-lhe Jesus: «Levanta-te, toma a tua enxerga e anda.» E, no mesmo instante, aquele homem ficou são, agarrou na enxerga e começou a andar.” (Jo. 5, 5-9)

Levanta-te… (tu é que tens que te levantar por ti próprio(a)…)
Toma… (pessoalmente o rumo da tua vida…)
Anda… (deixa as muletas artificiais que te impedem de erguer-te e andar por ti próprio…).

E mais não falo…

Abraços no coração a todos… orem por nós.. orarei por todos também…

vp disse...

Quero dizer de uma vez por todas:

Ao contrário do que possa “parecer” não estou “contra” os retiros…eu continuo a seguir aqui o retiro também..

… como Jesus que procurava ausentar-se para orar e estar mais perto do Pai, assim também compreendo os retiros… beber e encher de fontes é necessário…

Estou é preocupado com a artificialidade de caminhos que são atirado a conta-gotas de “bolhas” que esporadicamente decidem abrir-se um pouco…

Se me dizem que “é melhor isso que nada”.. tudo bem até posso entender.. mas não esqueçam que todos, mas todos fomos chamados à liberdade:

"Porque vós irmãos, fostes chamados para a liberdade" (Gálatas 5,13).

È bom e necessário escutar… alimentar-se e beber de fontes alheias.. mas a FONTE principal é CRISTO… os homens ajudam-nos a fazer caminho..mas caminhamos e seguimos a Cristo que nos quer livres… e por isso diz:

Levanta-te… (em pé..erguido)
Toma… (escolher livremente o nosso rumo)
Anda… (deixa as muletas artificiais que nos impedem de andar…).

Andar de pé…andar pelo nosso próprio passo…não andar às voltas.. presos num qualquer aquário…

Abraços no Pai

Maria-Portugal disse...

Não me importo de ser dependente...se for de coisas boas...para mim liberdade é isso: depender do BEM e fazê-lo.

vp disse...

Fazemos o bem e amamos a Deus nos outros sim com certeza Irmã.. Esses que também caminham e buscam como nós a Deus que é quem nos salva e indica o Caminho no seu Santo Espírito!...

A minha única dependência é de Deus.. não de homens… quando muito faço caminho e amparo-me muita vez neles e eles em mim.. somos companheiros de caminho… iguais nas quedas e nas riquezas de filhos de Deus…

Precisamos é quem nos ajude e nos empurre para voar sozinhos..

…e que voem sim… mas ao nosso lado, deixando-nos fazer o caminho nesse “voo” pessoal sem cair na tentação de clonar almas-caminhos… cada ser é ÚNICO… e cheio de riquezas de Deus…

Carregar um diploma ou um hábito não nos faz mais filhos ou até mais capazes de discernir a luz que os outros… o que nos faz capazes é a força do Amor que damos e recebemos… e a forma como nos abrimos ao Espírito Santo… Ele é quem convence…

Bom, irmãzinha… agora pouca acalmia neste coração para diálogos mais abertos…

…sim… sabe que eu percebi o que quer dizer… vá… em frente não deixe de fazer o caminho que achar certo no seu coração… isso é que importa… a aferição e a bússola é apenas o AMOR… por aí não corremos o risco de nos desviarmos da rota que é Cristo…

“Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” Filip 3,13-14

vp disse...

Percebi desde o início a questão do “contacto” e da “distância” que é obstáculo a muitos….(não me tinha é apercebido desse número que aqui apontou…!)… Ainda bem que algumas comunidades abrem as portas nem que seja por tempo cronometrado… melhor gotas que secura total…

A minha “questão” coloca-se em como libertar e preparar essa gente toda (60.000) a caminhar por si mesmas… capazes de construir caminhos sem que a sua fé esteja dependente de migalhas e gotas que alguns vão distribuindo na abundancia que possuem o seus celeiros fechados a mil chaves… nas clausuras que ocultam tesouros tão ricos…

…uma coisa é a escassez de ceifeiros para a seara.. outra coisa é manter muros entre irmãos… separando escandalosamente os que vivem na fome espiritual e os outros na abundancia que retém a graça que foi dada de GRAÇA a todos…

O meu combate não é contra irmãos que amo muito como esses dominicanos… o meu combate é sim contra esse “espírito” que avaro rouba a possibilidade da Graça a muitos famintos e sedentos de luz e de Deus…