*** Sanctus...Sanctus...Sanctus *** E é importante apoiar-se numa comunidade ,mesmo que seja virtual,porque entre aqueles e aquelas que a compõem,encontram-se os que estão nos tempos em que o dia vai ganhando, pouco a pouco, à noite. Irm.Silencio

sexta-feira, 9 de março de 2012

Retiro na cidade - É o amor que salva,não o sofrimento


A Palavra de Deus


mjb
" Não protegi a minha face dos insultos e dos escarros"

Livro de Isaías,capitulo 50,versículo 6

Meditação
Na Sexta-feira Santa ,a Santa-face de Jesus está desfigurada: submeteu a sua face aos escarros,cumprindo assim a palavra do profeta Isaías. Durante esta quaresma, e mais ainda, talvez nos dias da Paixão, podemos, não só unir-mo-nos, mas sobretudo fazer-mo-nos próximos daqueles cuja face está desfigurada. O mal que cometemos, o mal que suportámos, as desfigurações infligidas pelo tempo, as preocupações, as desilusões, os «tabefes» - se ouso dizer – da existência, acabam por nos associartanto ainda de bastante longe,tanto de muito perto  à face ultrajada de Jesus. Face ultrajada e no entanto «Face adorável».

No Monte Tabor, Jesus anuncia que deverá passar pela Cruz para ressuscitar: cada Sexta-feira Santa,  paramos neste aspecto sofredor das nossas vidas que nos prega com Jesus na Cruz. O sofrimento não salva por ele mesmo. É um abuso, ou uma força de expressão pretender que assim seja. É quando o sofrimento é atravessado, suportado, motivado pelo amor, como Jesus dando a sua vida na Cruz, que  pode desembocar numa nova vida, que falta ainda inventar, mas  que não queremos renunciar a que tenha  uma possibilidade real: é isso a fé! Nós cremos na vida eterna, o que não é exactamente a mesma coisa que saber que há uma vida eterna. A fé é um salto, como diz Bento XVI,  é um limiar que o dom gratuito de Deus nos permite transpor, mesmo na parte mais obscura das nossas vidas.



Traduzido de

4 comentários:

Maria-Portugal disse...

oh,meu Deus...como vai emergindo lentamente o que nos queres fazer saber...que o sofrimento não é um fim,nem uma prova do amor que Deus nos tem,que Jesus não morreu para aplacar um Deus,que seria um deus cruel e não o Pai de Jesus Cristo e nosso.

Obrigada, porque permites que, pouco a pouco, Te revelem melhor.

vp disse...

Sim, ainda bem que alguns ainda nos trazem e levam a rumos de Esperança nestes lugares onde abundam e são pregados as necessidades da manutenção dos altares dos sacrifícios...

Ontem tb alguém telefonou-me da antiga missão..foi um “massacre”… as pessoas são tão possessivas que não conseguem separar o que de Deus e dos homens… não posso nem aqui estar em paz… foram 7 anos ali e agora é cada palavra e gestos que só Deus para aguentar calado tais ingratidões e infinitas maldades humanas…!

Que Ele me ajude a levar a cruz .. o caminho da Quaresma agudiza-se…

Bom fim de semana a todos...

grato pelo trabalho Irmã... fiquei feliz pelas novas da saúde da Ana... no email...

Maria-Portugal disse...

Foi a Ana que traduziu...ainda não tinha escritoo encerramento do post :(

Tem q se habituar que as pessoas não desistem facilmente de quem as ajudou a percorrer mais algumas milhas do CAMINHO que é JESUS.

Ana Loura disse...

Maria, a tradução foi a quatro mãos