A palavra de Deus
"O templo de que falava era o seu corpo"
Evangelho de Jesus Cristo,segundo São João,capitulo 2,versículo 21
(Christian Charisus)
A meditação« Destruí vós este templo, e eu o reerguerei em três dias."(João 2,19)
Estão a perceber? Jesus fala "do seu corpo",diz o Evangelho!Anunciaria ele a sua própria destruição? E este reeerguer o que seria?...estranho destino.
Quem é então este Jesus? Ele que passou "fazendo o bem"(Actos dos apóstolos 18,38),não olhou para nenhuma pessoa de cima ,mas de homem para homem,sem orgulho ou autosuficiência .Não pregou moral aos pecadores públicos mas aproximou-se deles como amigo para lhes voltar a dar honra e dignidade ,os reerguer.Infelizmente,a multidão é versátil e os padres, altamente colocados, sentem-se ameaçados na sua religião prestigio...Então,vai acabar mal,vão acabar por lhe tirar a pele.
Última estação:a cruz,como os escravos e os bandidos,um entre os outros.Como haviam eles de saber que a vida que lhe arrancam,ele já a havia dado por amor?
Mas seria ele apenas um destes justos de quem os homens de memória gravam o nome na pedra, que resiste ao tempo? Para nós cristãos,é infinitamente mais que que essas figuras nobres e belas que nos honram.O templo é bem o seu corpo,a morada do seu Pai.O templo será destruído ,desmantelado,mas também reerguido e resplandecendo a glória de Deus.Descobre-se enfim na sua beleza oferecida a todos.Nele,o amor venceu a morte.Abram as portas! As do túmulo e as do templo.Uma brecha de luz rasga a noite do mundo.

2 comentários:
"Abram as portas!" ..
soa como um grito na imensidão do universo...
Belo retiro.. simples e ao mesmo tempo profundo... realmente o Evangelho é simples...
Santo fim de semana ...
Belíssimo texto este, mais um. Abramos as portas. Obrigada Pomba-Madre
Enviar um comentário