A meditação:
A Transfiguração sugere uma revelação:no Tabor,Jesus levanta o véu sobre a sua identidade e o seu destino aos discipulos que o seguiram. Na nossa vida,conhecemos desses momentos preciosos,como acalmias,onde temos a sensação de compreender melhor quem é o nosso próximo e o nosso Deus,como funciona o nosso mundo,o nosso ambiente. A felicidade é também assim,de uma beleza,de uma brancura, como a veste de Jesus, tão impecável, que não queriamos deixar fugir "a rápida delícia dos mais belos dos nossos dias", como dizia o poeta. Mas não é possível. O princípio da realidade, ou talvez Deus,impõe-nos que desçamos da montanha! Aquilo que agarrámos, o tempo de um santo estremecimento, escapa-se mais ainda.
A condição humana é feita assim. Alguns dos seus aspectos parecem apresentar-se sob uma luz apaziguadora e instrutiva; depois, noutros momentos, não se entende mais nada ,como se não tivessemos outra escolha que caminhar às cegas tendo confiança num Deus sentido, tanto como uma bússola, tanto como um ausente que nos abandona. Esta salganhada de luzes projectadas e de abismos desconcertantes coloca-nos na Cruz, que Jesus conheceu. Bem queriamos dispensa-la.Tentação suprema do diabo: "Sereis como deuses conhecendo o bem e o mal" (livro do Génesis ,capitulo 3 ,versículo 5). Esqueceriamos então que a Transfiguração indica desde já a passagem secreta que desemboca na visão de Deus.
Traduzido de
|
8 comentários:
Esta das dérobades....quem arranja uma tradução,como direi,mais elegante...este bom frei gosta muito destes termos, quase de "argot"
A tradução de dérobades aqui no Google tradutor ,dá-me evasões.
Santo dia…
…“concertei” o texto, estava sobreposto…!
Parece-me que o título mais fiel ao contexto seria:
” REVELAÇÕES FUGAZES DE DEUS…”
Ou então:
A FUGACIDADE DAS REVELAÇÕES DE (ou EM) DEUS…” f
No contexto é Jesus que se revela:
« “au Thabor, Jésus lève le voile sur son identité et sa… »
Também o versículo que vem logo depois do “titulo” complementa o sentido do tema!
« Vraiment, tu es un Dieu qui se cache, Dieu d’Israël, sauveur. »
“Verdadeiramente tu és o Deus que te ocultas, o Deus de Israel, o Salvador.” Isaías 45:15
Não pode significar “EVASIVAS” porque trata-se de Deus a revelar-se e não a esconder-se…
Este « esconder-se » (se cache) vai no sentido de uma “não revelação total, mas algo tipo “ Flashes” como a LUZ que surge na revelação…
»Certains de ses aspects semblent parfois se présenter à nous sous une lumière apaisante et instructive ; et puis, à d’autres moments, on n’y comprend plus rien, comme si nous n’avions d’autre choix que de marcher à l’aveugle… »
Mas deixo apenas como sugestão… não é fácil esta tradução de hoje…
Abraços no Pai que se revela sempre a cada filho e filha de coração aberto e à escuta....
Esta questão recorda-me agora o contexto da luta de Deus com Jacó….
Existia o “toque” mas Jacó não sabia com quem lutava.. há revelação mas não na totalidade nem sequer o “nome” é revelado totalmente…! (Gen 32)
Mil mercis pelos " fugazes"...sim parece-me o que exprime melhor ,das pesquisas efectuadas não encontrei nada q se aproximasse mais.
Bom,tudo isso de lutas com o divino,de sacrifícios por Ele pedidos (então aquele de Isaac) me parece muito mais linguagem de humanos...o Pai revelado por Jesus só pede que lutemos com ou que sacrifiquemos o que nos diminui e destrói.
Reparem como começa o texto :
“La Transfiguration suggère un dévoilement:”
« Dévoilement » = apparaître - devenir distinct - manifeste
Reparem o MOVIMENTO que está implícito nestes 3 verbos… é realmente acção mas que …
Evolui..
vai surgindo
passo a passo…
degrau a degrau…
Ter também em atenção que todo o contexto carrega muito subtilmente o sentido de um:
"esquivar-se" ou uma « dissimulação »…
....como se Deus deseja-se manter só uma parte se Si revelada!!!!!
Belo e tão difícil texto…risos.. bom trabalho Irmã Maria, eu não faria melhor…!
Irmã agora “percebe” as minhas últimas “considerações” sobre a abordagem que faço das Sagradas Escrituras…!
Bebo delas com sede e desejo de procura do melhor Caminho… mas não me deixo “embriagar” com e nelas…
…o AT é o que mais “obstáculos” carrega… o NT tirando aquelas “patetices” das discussões humanas dos “discipulos-homens” o resto até nem é assim tão difícil de fazer caminho nelas e com elas…
Esse tema dos sacrifícios ainda outro dia falei dele… e as lutas e por aí adiante… ainda bem, que quem discerne e faz revelação é o ES senão ficávamos entregues a mãos que gostam mais dos tais altares dos sacrifícios do que o ABRAÇO que nos ampara nas lutas e quedas dos caminhos da Fé de homens e mulheres que somos…
Enviar um comentário