A meditação
Na idéia de transfiguração está contida a idéia de mudança,indicada pelo pequeno prefixo "trans",que significa "passar através de".Passar não se sabe para onde ,mas em todo o caso,para alguma coisa de novo,que ainda não foi dito ou vivido ou conhecido.É a experiência de Abraão,deixando a terra natal para se dirigir a uma terra desconhecida,sinal de que ia no bom caminho (livro de Génesis,capitulo 12).
É um pouco o que nos desejo ao longo desta Quaresma :que alguma coisa se mexa ! Por exemplo ,na minha vida de Fé ou nos meus encontros,deixar a idéia blindada que tenho do meu Deus e dos outros.Viver uma espécie de êxodo ,à maneira dos Hebreus deixando o Egipto onde estavam prisioneiros.Algumas prisões são tão confortáveis,realmente!
Jesus toma a comparação do fato velho, que se conhece tão bem que um novo nos parece inútil:aperta nas mangas,custa a habituar-mo-nos ao tecido,de tal forma que os defeitos do fato velho nos parecem, de longe, preferíveis.Bela imagem da vida cristã ! Atrever-se a um itinerário ,a uma páscoa,a uma passagem da morte à vida:Deus não nos dispensa de viver,de sentir,de experimentar e de amar.Como dizia o dominicano Lacordaire :"Não há dois amores",o de Deus de um lado e o dos homens de outro...Entremos na terra prometida ! Nesta terra,há que amar os que ainda não amamos,que acreditar naquilo que ainda ignoramos e que esperar contra toda a esperança !
|
1 comentário:
Ultimamente tenho me “debatido” com esta questão do que é “ser Igreja hoje”:
“Viver uma espécie de êxodo ,à maneira dos Hebreus” …
… e é exactamente isto, este “espírito hebreu”.. a Igreja ITENERANTE fora e dentro de nós… jamais estática.. Jesus passava, anunciava e partia para “outra”… jamais se fixava num lugar… que belo texto este hoje para aclarar tal questão…
Obrigado á nossa nova tradutora de serviço….
Enviar um comentário